Ataque dos Titãs (Shingeki no Kyojin no original – Attack on Titan no inglês)/Reprodução
Todos nós estamos aguardando ansiosamente pelos episódios finais de Ataque dos Titãs. No domingo (22) acompanharemos os episódios 14 e 15 da 4ª temporada. O episódio 16 – e último – está programado para o dia 1 de abril. Mas se você ainda não acompanha a série, calma, vamos entender, brevemente, seu enredo.
Shingeki no Kyojin é uma série de mangá escrita e ilustrada por Hajime Isayama. Foi lançada no Japão em setembro de 2009 e no Brasil em novembro de 2013.
O mangá recebeu uma adaptação em anime com estreia em abril de 2013 no Japão, se tornando um grande sucesso desde então. Não seria diferente no Brasil, que, com o grande êxito, a partir de novembro de 2020 passou a ser dublado pela Funimation.
Mas sobre o que se trata a história?
Conta-se uma lenda antiga de que a maior parte de toda a humanidade foi destruída por Titãs. Na tentativa de defesa, os sobreviventes construíram muralhas gigantes impedindo, assim, novos ataques. Por 100 anos, o distrito Shonganshina viveu pacificamente, até que um dia o Titã Colossal (de 60 metros) conseguiu transgredir a barreira, invadindo a região. O anime começa nesse ponto e gira em torno de Eren Yeager que testemunha sua mãe sendo devorada viva pelo gigante, dando o ponta pé necessário para sua jornada rumo a aniquilação total dos Titãs.
Pois bem, o anime apresenta algumas curiosidades interessantes, vamos conferir?
1. Pintura de Goya: Saturno devorando um filho, inspirou a imagem de titãs devorando humanos.
2. Uma outra inspiração para a aparência crua e grotesca dos gigantes veio do mangá Jigoku Sensei Nūbē, que mostrava a Mona Lisa numa versão canibal que come pessoas.
3. O autor também diz ter sido influenciado pelos jogos eletrônicos como Mega Man Legends e Monster Hunter e filmes estrelados por monstros como Godzilla, Mothra e Gamera.
4. Os Titãs:
– Tem entre 3 e 15 metros de altura, com algumas exceções, como por exemplo o Titã Colossal, com 60 metros de altura.
– Atacam os serem humanos por instinto e não por estarem com fome, já que apenas a absorção de energia solar os proporciona energia vital.
– Não possuem um aparelho digestivo adequado, pois depois de comerem humanos, vomitam bolas viscosas.
– Possuem inteligência limitada e geralmente possuem aparência masculina. Ah, outro ponto curioso é que eles não possuem órgãos reprodutivos.
– A pele dos Titãs é extremamente resistente, podendo se regenerar rapidamente de lesões, até mesmo quando perdem a cabeça. Menos a nuca, que é o ponto fraco dos gigantes.
5. Foram construídas três grandes muralhas de 50 metros com 100 km de distância uma da outra. Essas muralhas foram inspiradas na cidade Nördlingen localizada na Alemanha.
É possível perceber, também, a influência na própria cultura japonesa e sua natureza isolada e fechada. Outra referência, também possível, é a de Midgard, da mitologia nórdica e o Tártaro da mitologia grega, uma prisão cercada por um muro triplo em que Titãs estão aprisionados.
6. Isayama havia planejado dar um fim trágico ao anime, algo como O Nevoeiro de Stephen King, na qual todos os personagens morrem. Porém, com o grande sucesso da série, o autor decidiu mudar esse final para não impactar os fãs. Como será, então, esse desfecho? Vamos aguardar.
7. A forma física dos Titãs foi inspirada a partir de modelos humanos, como lutadores de artes marciais mistas: Yushin Okami, inspiração para a forma de Titã de Eren Yeager e o lutador Brock Lesnar, inspiração para o Titã Blindado.
8. O último episódio da 1ª temporada em 2013 foi transmitido em um evento especial em mais de 15 cinemas japoneses.
9. Existe um filme live-action, lançado em 2015, produzida pela Toho. Foi filmada na ilha de Hashima, uma província de Nagasaki abandonada desde os anos de 1970.
Trailer do live-action:
10. Em 2014, o escritor e editor americano C.B. Cebulski da Marvel Comics revelou que um crossover do universo de Ataque dos Titãs e o universo da Marvel estava em produção. A série intitulada Attack on Avengers (Ataque dos Vingadores) começou a ser publicada ainda em 2014 na revista Brutus, publicada pela Magazine House. O roteiro é escrito pelo Hajime Ysayama e a arte é de Gerardo Sandova. A história mostra um confronto entre os membros dos Guardiões da Galáxia e Vingadores contra vários Titãs diferentes nas ruas de Nova Iorque.
Essas foram algumas curiosidades separadas para você que já é fã e também para você que ainda não começou a maratonar esta jornada épica contra gigantes que ameaçam a humanidade. Ficou com vontade de assistir pela primeira vez? Pela segunda ou terceira? Ainda dá tempo antes do grande final. Até aqui temos:
1ª temporada: 25 episódios
2ª temporada: 12 episódios
3ª temporada: 22 episódios
4ª temporada: 13 episódios (previsto de 16 episódios)
Ao todo temos 72 episódios até hoje (19), mas teremos, com a série completa, 75 episódios.
Os episódios 14 e 15 sairão dia 22/03 e o último episódio, o 16, sairá no dia 01/04.
Onde assistir?
No Crunchyroll ou no Funimation.
Conhece alguma outra curiosidade que não foi mencionada aqui? Compartilhe com a gente, deixe nos comentários!