A série animada da Marvel, que acompanha linhas alternativas das histórias que já conhecemos, What if…? dedicou um episódio para homenagear o ator Chadwick Boseman, o Pantera Negra (ator falecido em agosto de 2020). Trazendo uma história onde Yondu raptou T’Challa ao invés de Peter Quill.
O episódio é uma avalanche de bons momentos e referências, superando o ep. 1, principalmente pelos momentos irreverentes que envolvem personagens que são vilões no universo cinematográfico tradicional. Confira uma lista com os 10 melhores momentos do episódio 2 de What if…?
Alerta de Spoiler! Este texto contém spoiler.
10 – Não existe Gamora
Como nesta linha do tempo, um certo personagem é do time de mocinhos, os eventos que levaram Gamora a conhecer os Saqueadores e, consequentemente, integrar os Guardiões da Galaxia, não existe. E mesmo a personagem não aparecendo no episódio. E o fato da personagem não aparecer é aquele tipo de ponta solta que não existe e que demonstra a responsabilidade dos autores em construir uma linha temporal alternativa que faz todo o sentido – e não apenas reinventar a história.
9 – Drax tem família
Assim como a falta de Gamora está ligada aos eventos de um certo personagem, a linha temporal de Drax também. E o personagem é um barman bem humorado. No momento em que aparece, ele tira uma foto com Starlord e envia para sua família, ele fala umas três vezes que tem esposa e filha. Neste universo a família de Drax não foi morta pelos Kree, Starlord os salvou, por isso Drax tem uma admiração muito grande por ele.
8 – O questionamento da vida em Wakanda
Em pelo menos três momentos durante o episódio, personagens questionam a vida dentro de uma bolha que os wakandanos vivem. E estes momentos combinam com o posicionamento de T’Challa no filme Pantera Negra, mas a primeira vez que isso acontece, Yondu e T’Challa tem uma conversa em tom de descontentamento com Wakanda que é satisfatório de se assistir.
7 – Escudo do Capitão América e o Martelo do Thor
Nesta linha do tempo alternativa, o Colecionador possui algumas armas entre seu acervo. E entre essas armas temos o escudo do Capitão, o Mjonir, o capacete de Hela. E como se as referências às armas dos Vingadores não fossem suficientes, esta cena tem os melhores momentos de combate do episódio, com um desfecho digno de Starlord.
6 – Final com Peter e Ego
Como What if…? é sobre universos alternativos, nos minutos finais aparece Ego encontrando Peter Quill em um outro universo alternativo. Lembrando que quando isso acontece o planeta natal do filho do Ego é destruído. Nesse momento o narrador solta um comentários sarcástico sobre linhas alternativas não serem boas para todo mundo.
5 – Thanos
Tudo relacionado ao Thanos é muito bom (ele rouba o protagonismo quando aparece em tela). Uma das melhores aparições dele é quando ele explica seu plano de reduzir metade da população pela metade e todo mundo diz que é genocídio. E Thanos é um personagem bom, que faz parte dos Ravangers. Há uma cena que dizem que Thanos estava em sua fazenda antes de se juntar aos Ravangers, uma bela referencia ao Thanos fazendeiro. E como Thanos é do bem, todos os eventos que ligam o Titã Louco foram alterados, isso envolve Gamora e até Nebulosa (que tem cabelo e é menos robótica).
4 – Thanos em Wakanda
No final do episódio, todos vão para Wakanda, para que T’Challa possa reencontrar seu pai. E Thanos vai junto e ver o Titã explicando seu plano para os wakandanos é muito engraçado, ainda mais pelo contexto: estão todos comendo em uma grande mesa, no maior clima de paz.
3 – Yondu sequestrar a criança errada
No universo que estamos habituado, Yondu sequestra Peter Quill. E ele chega até o garoto pelas ondas de energia que o garoto emite, mas em What if…? Yondu chega ao jovem T’Challa por causa das energias de vibranium, que fez com que o personagem confundisse as crianças. Toda construção em torno disso é bacana, pois, Yondu cria uma mentira sobre o que aconteceu em Wakanda, envolvendo uma guerra entre o mundo e Wakanda. Mesmo com a troca de crianças, a relação pai e filho entre Starlord e Yondu se mantém aqui.
2 – Howard, o pato
Quando os heróis chegam no bar, onde encontram Drax, os olhos dos espectadores buscarão apenas um personagem: Howard, o pato. Que não está no bar, como no filme dos Guardiões. E quando menos esperamos ele aparece preso na fortaleza do Colecionador. Ao ser salvo por Starlord, ele ganha um tempo de tela, se mostrando um boêmio que não teme o perigo, mas que, também, não o enfrenta.
1 – T’Challa
Sem dúvidas que Chadwick Boseman deve ter se orgulhado de dar a voz a sua versão animada. O personagem mantém seu censo de justiça e bondade do universo que conhecemos. Todo o enredo presta homenagem ao ator e personagem, fazendo dele um grande herói e inspiração para os demais. Com um protagonismo que divide a lado cômico de Peter Quill e o lado bondoso do Pantera Negra, T’Challa é uma das melhores coisas desse episódio de What if…?
Bônus: alguns easter eggs que aparecem no episódio 2 de What if…?:
- Um Rhino que se parece com os de Wakanda
- O jacaré Loki
- Cosmo, o Cão Espacial
- Elfo negro
- Howard o Pato
- Frost Giants e Kronans
- Navio Xandariano
- Os uniformes de Dora Milaje
- O navio do Grão-Mestre, o Comodoro
- The Royal Talon Fighter, um navio Wakanda
- O braço de Korg
What if…? é uma série divertida, com releituras bem dirigidas e escritas sobre o que já sabemos do universo Marvel. Com episódios semanais disponíveis na plataforma de streaming da Disney.