Kong: Ilha da Caveira foi dirigido por Jordan Vogt-Roberts e chegou aos cinemas em março de 2017, arrecadando mais de 566,7 milhões de dólares. O longa é o primeiro na cronologia do MonsterVerse e na cena pós-créditos o público pode ouvir o rugido do Godzilla, que após o longa solo de 2014 aparece novamente em “Godzilla vs. Kong”, de 2020. Kong: Ilha da Caveira conta com grandes atuações e cernas incríveis de ação, capaz de impressionar quem busca uma diversão descompromissada.
E se você assistiu o longa hoje na Temperatura Máxima, no canal Globo, essas curiosidades são pra você!
1. Local de gravação
O longa foi filmado em Kualoa Ranch, no Havaí, próximo aos mesmos locais de filmagem de Jurassic World de 2015. Já as cenas incríveis das montanhas, dos rios, dos campos de grama, foram capturadas em maior parte no Vietnam (Ninh Binh, Quang Binh, …). O diretor Jordan Vogt-Roberts e outros atores disseram que esses lugares no Vietnã são os lugares mais bonitos que já visitaram.
2. Inspirações de personagens
Os personagens de John C. Reilly, Marlow, e de Tom Hiddleston, Conrad, são referências a Joseph Conrad e ao personagem principal Marlow da novela de Conrad Heart of Darkness. A novela, bem como o filme que inspirou, Apocalypse Now, são inspirações temáticas e visuais para Kong: Ilha da Caveira. O cartaz do longa foi uma homenagem ao cartaz icónico de Apocalypse Now de 1979.
3. Altura de Kong
Kong: Ilha da Caveira apresenta a encarnação mais alta de Kong em um filme americano, com aproximadamente 31,6 metros de altura, enquanto Kong, de Peter Jackson, tinha apenas 7,6 metros de altura. A maior encarnação de Kong, em geral, foi apresentada em King Kong vs. Godzilla de 1962, que tinha aproximadamente 45 metros de altura. No entanto, é afirmado no filme que Kong ainda não está totalmente crescido, isso pode significar que ele pode ser mais alto em lançamentos futuros.
4. Kong vs Polvo Gigante
A cena em que Kong luta com um polvo gigante é uma homenagem ao filme de Toho King Kong vs. Godzilla (1962), no qual a primeira luta de Kong é contra um polvo gigante. Kong come o polvo depois disso, pode ser em referência ao fato de que os diretores de VFX para esse filme, Eiji Tsuburaya, comeu um dos quatro polvo vivos usados para a cena no jantar.
5. Inspirações nos games
Diretor Jordan Vogt-Roberts admitiu que ele foi fortemente influenciado por jogos de vídeo game de sua infância. É por isso que o filme contém muitos pontos de vista de armas sendo disparadas (como em um jogo de tiro em primeira pessoa), e a filmagem de um helicóptero fazendo giros de 360 graus para o chão foi inspirado por uma cena semelhante de um jogo.
Curiosidade Bônus
Nos créditos da introdução há um esboço de uma tartaruga com as palavras “MUTO – Massive Unidentified Terrestrial Organism” escrito. Isso poderia ser uma referência aos filmes de Gamera que envolvem uma tartaruga gigante atacando o Japão, ou as duas tartarugas gigantes dos filmes Toho.