Trese acaba de estrear na Netflix e já ganhou a atenção do público. A nova animação traz uma temática sombria com um tom policial investigativo. A trama se desenrola na cidade de Manila, capital das Filipinas, em um tom sobrenatural e folclórico, seguindo os casos investigados pela detetive Alexandra Trese e seus dois aliados, os gêmeos Crispin e Basilio, que auxilia a polícia local a solucionar crimes que estão além de sua capacidade.
A animação é baseada em uma premiada HQ, de mesmo nome, de terror/crime filipino em preto e branco, escrita por Budjette Tan e ilustrada por Kajo Baldisimo. A série foi publicada e relançada várias vezes e foi muito indicada desde que começou a ser publicada em 2005. Enquanto a animação é comandada pelo americano Jay Oliva, como diretor executivo.
Se você ficou interessado na animação e quer saber mais, separamos aqui 5 motivos para você conhecer essa animação incrível da Netflix.
1. Alexandra Trese é a protagonista que você precisa
O protagonismo feminino vem ganhando os holofotes cada dia mais nas produções recentes, ou como o caso de Trese, sendo resgatado de sua origem em 2005 e adaptado para um novo tempo. A série foge do clichê de um investigador homem para nos trazer um protagonismo feminino de peso. Trese não é apenas uma investigadora, mas também domina as artes mágicas, técnicas de luta avançada e o manuseio de uma única faca letal de combate, tornando a personagem ainda mais atrativa.
2. Aliados carismáticos e inimigos letais
Ao colocar uma protagonista casca grossa como Trese, é preciso balancear o cenário para que haja um equilíbrio entre os personagens, já que a prtagonista rouba os holofotes. A começar pelos companheiros gêmeos que acompanham Trese, Crispin e Basilio, que são ótimos personagens que realizam muito bem a proposta a qual eles se colocam: aliviar o peso. As cenas com os dois são sempre divertidas, amenizando o clima de horror das situações. Embora brincalhões natos, os dois se provam o tempo todo grandes companheiros de Trese.
Um personagem que também chama a nossa atenção na animação é Nuno, um tipo de goblin que vive nos esgotos e está sempre ajudando Trese com pistas sobre as criaturas em troca de chocolates.
Os inimigos apresentados também não deixam a desejar e se provam um desafio interessante para nossa protagonista. Desde a gangue de aswang que estão sempre tramando ou as criaturas do alto escalão dos monstros, como o Tikblang, Maliksi.
3. Cultura Filipina
Um dos pontos altos da série é seu referencial na cultura filipina, algo muito interessante para quem busca conhecer novas culturas. O começo da série, com a cena dos trens quebrados, é algo que somente os moradores de Manila poderiam compreender com exatidão, mas que através da animação, podemos nos familiarizar com esses pequenos detalhes e adentrar no mundo de Trese.
O time de dubladores que também são filipinos e aplicam o sotaque nas dublagens também contribui para criar essa atmosfera de conexão com o público. As magias por exemplo, são todas pronunciadas na língua filipina, deixando a experiência ainda mais imersiva.
4. Belas animações
Se você é daqueles, como eu, que se encantou com a animação de Castlevania, recém finalizada na Netflix, não vai se decepcionar com Trese. A qualidade da animação está impecável e traz o ambiente de forma sombria e bela ao mesmo tempo. O tom da animação é bem dark, passando a maior parte do tempo em locais escuros como esgotos, encruzilhadas, casas e fábricas abandonadas, o que contribui para criar a atmosfera de terror e crimes que a série se propoe.
As cenas de combate são empolgantes e as animações se desenvolvem bem. Alexandra domina as artes de combate o que deixa as cenas de ação muito mais interessantes, e com a aparição dos gêmeos, elas também se tornam divertidas.
5. História sombria
O enredo de Trese possui um desenrolar sinistro e nebuloso que vai sendo tecido ao longo dos seis episódios da série. O que começa como um simples crime, se desdobra em algo maior que pode mudar para sempre o futuro dos moradores de Manila. A animação traz a adaptação do primeiro volume e o começo do segundo da HQ, tendo ainda muito conteúdo para desenrolar nas próximas temporadas.
A história se conecta com o passado da protagonista, trazendo a tona detalhes importantes que vão mudar o decorrer dos fatos. Portanto se você se interessa por solução de crimes e mistérios, com um toque sobrenatural, Trese é mais do que indicada para você.
A primeira temporada com seis episódios de Trese está disponível na Netflix.