No começo desta semana, na segunda-feira (11), uma das transmissões ao vivo mais icônicas do YouTube foi derrubada após um erro de direitos autorais. Felizmente, na última terça-feira (12), o canal Lofi Girl retomou as transmissões removidas da plataforma de vídeo por um falso strike.
Após o erro, o YouTube pediu desculpas sobre o ocorrido e permitiu a equipe do canal publicar novamente as transmissões. Inclusive, o perfil da Lofi Girl no Twitter publicou uma mensagem divulgando que as duas lives voltaram a ser exibidas.
A transmissão ao vivo das playlists “lofi hip hop radio – beats to relax/study to” e “lofi hip hop radio – beats to sleep/chill to” já estava acontecendo há tanto tempo que os vídeos contabilizam 668 milhões e 129 milhões de visualizações, respectivamente — ambas já contavam com mais de 20 mil horas visualizadas cada.
Update on the copyright strike/livestreams takedown 🧵
Thank you to everyone who helped spread the word, your contribution has been invaluable, and I couldn't have asked for a more supportive community! 🧡 https://t.co/DoaCnC21V5
— Lofi Girl (@lofigirl) July 11, 2022
“Atualização sobre o aviso de direitos autorais/remoção de transmissões ao vivo. Obrigado a todos que ajudaram a espalhar a palavra, sua contribuição foi inestimável e eu não poderia ter pedido uma comunidade mais solidária”, foi publicado no perfil oficial da Lofi Girl no Twitter, após o retorno das transmissões.
O problema aconteceu após uma companhia da Malásia enviar uma notificação de propriedade intelectual para uma das músicas reproduzidas nas playlists. Contudo, a notificação de copyright não estava correta e o YouTube percebeu o erro pouco tempo depois.
Fonte: tecmundo