A HBO Max não colocou em seu catálogo do Brasil o episódio 23 da 9ª temporada do Last Week Tonight with John Oliver, programa em que o apresentador faz piadas com as notícias da semana. No capítulo em questão, John Oliver critica o presidente Jair Bolsonaro (PL) e sua tentativa de reeleição.
A informação foi divulgada ontem (04) pelo site Ligado em Série. A página afirma que os brasileiros só conseguem assistir trechos do episódio chamado “Bolsonaro” através do YouTube.
O canal oficial do talk show exibe quase 20 minutos do programa. O vídeo está, inclusive, sinalizado com informações do painel eleitoral e com a mensagem “o TSE confirmou que haverá segundo turno na disputa pela Presidência da República, a ser realizado no dia 30 de outubro”.
Como a publicação foi feita no canal oficial em inglês do Last Week Tonight with John Oliver, ela não tem legendas oficiais. A tradução só pode ser feita pelos recursos do próprio YouTube, o que não garante a precisão nas falas.
O episódio do talk show foi ao ar primeiro nos Estados Unidos em 25 de setembro, a uma semana do primeiro turno das Eleições 2022, que ocorreram no último domingo (02).
Em nota, a Warner Bros., proprietária do serviço de streaming HBO Max, explicou que na verdade só decidiu atrasar a publicação do episódio. De acordo com a marca, o capítulo será publicado quando terminar o período eleitoral.
“Warner Bros. Discovery informa que optou por atrasar a inclusão na plataforma do 23º episódio de Last Week Tonight with John Oliver em que Jair Bolsonaro é mencionado e que foi exibido nos Estados Unidos, domingo (25/9), uma vez que não há episódios atuais e similares sobre os demais candidatos. Desta forma, mantemos isonomia e evitamos parcialidade até o final do período eleitoral”, diz o comunicado na íntegra.