Página Inicial / Críticas / Crítica: Os Anéis do Poder – 1ª Temporada ★★★★★ (2022)

Crítica: Os Anéis do Poder – 1ª Temporada ★★★★★ (2022)

(Reprodução)

Chegou ao fim a primeira temporada de Os Anéis do Poder, e logo de cara já posso afirmar: é uma das melhores surpresas deste ano! A série prequel de O Senhor dos Anéis me impressionou pela sua altíssima qualidade de produção, com um roteiro interessante, atuações impactantes e uma qualidade visual simplesmente espetacular. A série é um verdadeiro presente para os fãs.

O modo como os criadores J.D Payne e Patrick McKay utilizaram os elementos criados por Tolkien para desenvolver uma história única e exclusiva é algo a se destacar, pois tiveram de trabalhar com poucos detalhes e imaginar as coisas do zero. Assim foi com as atuações também, que tiveram de criar seus personagens usando poucas referências para isso. O resultado não poderia ter sido mais surpreendente.

Na trama, nos encontramos na Segunda Era, muito antes de Frodo iniciar sua jornada pela Terra Média em A Sociedade do Anel e logo após a Primeira Era, em que Morgoth e seu exército foram derrotados. Os tempos são de paz, mas a suspeita de que o mal se espreita na escuridão é presente. Essa suspeita leva Galadriel a vasculhar por todos os cantos pela presença de Sauron, quem acredita ainda estar vivo, se organizando nas sombras, aguardando o momento de ressurgir. A forma como a trama se desenrola é bem acertada, com um aspecto de série de TV, que dá gosto de acompanhar. Sem contar os plot twist que temos ao longo da temporada, principalmente no final.

Muitos elementos na história são referências diretas e irão agradar muito os fãs. Claro que houve críticas sobre a novidade e a forma como se trabalhou nessa primeira temporada, mas nada que tire o brilho do que realmente importa. Toda a trama funciona muito bem, principalmente se você assistir de cabeça aberta.

Assim como a história foi criada do zero, os personagens também passaram por isso, embora alguns já tenham parecido na trilogia de filmes, o seu passado ainda era desconhecido, portanto um terreno novo e inexplorado. Entre os personagens, quem mais me chamou a atenção foi Galadriel e Elrond, que já são conhecidos na trilogia, mas aqui são explorados com muita habilidade pelos atores Morfydd Clark e Robert Aramayo, respectivamente. Os dois são carismáticos e com ótimos momentos em tela. Outro personagem que não tem como não se empolgar com sua participação é O Estranho, vivido por Daniel Weyman, a maior revelação da série pra mim foi a sua identidade!

De forma geral, as atuações são bem cativantes, com personagens muito carimáticos e que fazem sentido dentro da trama. Outro grande acerto da série está na escalação de um elenco diversificado, que causou a ira dos fãs, mas que teve um impacto muito mais positivo do que negativo. Eu adorei essa diversidade.

A qualidade dos efeitos da série é surpreendente, mas não era pra menos se tratando de uma das produções mais caras já realizadas. Todos os cenários e figurinos são espetaculares, criando um clima único de Terra Média, com aquela sensação de nostalgia e novidade ao mesmo tempo. Há muitas cenas épicas, que vão deixar qualquer fã de queixo caído. Mas confesso que dá pra sentir um pouco de falta de cenários mais reais, ao invés do uso excessivo do CGI. Ainda assim, a experiência final é excelente.

Os Anéis do Poder está entre as maiores surpresas do ano pra mim. A série nos levou de volta para a Terra média de uma forma única, ao mesmo tempo que nostáglica. A trama tem um ritmo muito bom, acertando no formato e nos deixando impressionados com os plot twist ao longo da temporada. As atuações contribuem para deixar a trama ainda mais envolvente, com personagens carismáticos e bem introduzidos ao longo da história. Os efeitos visuais são um espetáculo a parte, que faz fechar com chave de ouro a produção dessa incrível série. Os Anéis do Poder é, sem dúvida, uma produção que merece o seu tempo, principalmente se você é fã da trilogia de Tolkien e quer voltar para a Terra Média.

A primeira temporada de Anéis do Poder está disponível na Amazon Prime Video.

Sobre Carlos Valim

Apaixonado por cultura pop. Aprendendo a escrever críticas menos emocionadas. Professor de História e fundador do GS.

Você pode Gostar de:

Crítica | The Boys – 4ª Temporada ★★★★☆

Encerrando com grande impacto, a 4ª temporada de “The Boys” foi bem polêmica. Com um …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *