Página Inicial / Críticas / Crítica: Velma – 1ª Temporada ★★★☆☆ (2023)

Crítica: Velma – 1ª Temporada ★★★☆☆ (2023)

(Reprodução)

Velma, a nova série animada da HBO Max, ganhou rápido o posto de mais odiada pelo público geral, com campanhas massivas de redução da nota em agregadores como IMDb e Rotten Tomatoes. Esse ódio se dá pelo fato de que a animação narra uma história da famosa turma do Scooby-Doo de uma maneira um tanto quanto inusitada, com foco no público adulto.

Mas qual o limite do “estragou minha infância”? Afinal, a produção utiliza os personagens para construir uma nova história, com um teor diferente, mas fazendo referências a diversos elementos do amado desenho, o que não prejudica em nada o que já existe. Além disso, a animação utiliza um discurso que podemos chamar de “lacrador”, recheado de críticas sociais, que caem muito bem para o estilo de humor da animação.

A trama é focada na vida de Velma e sua família, revelando detalhes sobre sua vida e os motivos para ter se tornado uma investigadora de mistérios. A história começa com uma aluna da escola de Velma aparecendo morta com o cérebro removido dentro do armário da protagonista, gerando uma grande repercussão na cidade. Velma decide então investigar esse mistério, e no caminho ela irá descobrir muitos segredos sobre a cidade, seus amigos e também sobre o paradeiro misterioso de sua mãe, que havia sumido. A trama tem um bom desenvolvimento, apesar de alguns episódios serem um pouco lentos. O humor da série funciona bem, ainda mais com as críticas que são levantadas, bem pertinentes no contexto atual.

Por mais que se esperasse que os personagens fossem assumir os mesmos estilos caricatos do desenho antigo, é normal acontecer de serem desenvolvidos de uma maneira diferente. Talvez aqui esteja o maior dos motivos da série ter sido bombardeada de críticas negativas. Admito que é estranho ver essa mudança nos personagens, mas se pararmos para pensar, James Gunn já não havia nos preparado para isso? E olha que os filmes são aclamados pelos fãs. As personalidades dos personagens batem muito com o que Gunn havia feito em seus filmes. Claro que não são uma cópia, mas servem como base. Velma finalmente ganha uma personalidade interessante, mesmo que irritante. Daphne segue sendo a mesma, mas com algumas camadas a mais. Fred é o que mais sofre com as mudanças, mas não teria como ser diferente, o que acabou lhe caíndo muito bem. Salsicha na série é chamado pelo nome Norville, apresentando uma antítese do que todos poderiam ter imaginado para ele, mas com direito a uma reviravolta digna.

Um detalhe que também incomodou grande parte do público é a ausência do companheiro mais famoso da equipe: Scooby-Doo. Essa ausência é explicada pelo teor adulto das piadas da animação, que seria complicado associar a imagem de um personagem claramente infantil. Embora isso pareça algo desastroso, não incomoda em nenhum momento, pois cada personagem se tornou tão interessante, que acabei nem sentindo falta do Scooby. Mas houve referências ao personagem, isso não poderia faltar.

A qualidade da animação é agradável, é tudo bem fluído e pouco travado, deixando a experiência bem tranquila de acompanhar. A trama da série é bem desenvolvida, mas em alguns momentos fica um pouco arrastada. A série partiu da mente de Mindy Kaling (The Office), que abusa da lacração para elaborar diversas críticas sociais, que atiram para todos os lados. Confesso que em alguns momentos as coisas parecem não funcionar bem, mas no geral, a série consegue ser interessante. O estúdio IAM, da Coreia do Sul, ficou encarregado da animação e entregou um ótimo trabalho.

Velma não é para saudosistas, ela não irá fazer você voltar no tempo para rever aqueles personagens infantis que gostava, muito pelo contrário, a série traz novas propostas e cria uma nova história para o grupo de investigadores de mistérios. A narrativa é interessante, embora sofra com alguns excessos. Os personagens são repaginados e ganham novas personalidades que são bem interessantes e divertidas de acompanhar. A qualidade da animação é boa, com boas doses de humor. Se você deseja ver a antiga turma do Scooby-Doo, recomendo que veja o desenho antigo, essa série provavelmente pode não te agradar, mas se você tem a mente aberta e está disposto a arriscar algo novo, pode acabar dando boas risadas.

A primeira temporada de Velma está disponível na HBO Max.

Sobre Carlos Valim

Apaixonado por cultura pop. Aprendendo a escrever críticas menos emocionadas. Professor de História e fundador do GS.

Você pode Gostar de:

Crítica | The Boys – 4ª Temporada ★★★★☆

Encerrando com grande impacto, a 4ª temporada de “The Boys” foi bem polêmica. Com um …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *