Página Inicial / Críticas / Crítica: Aftersun ★★★★★ (2023)

Crítica: Aftersun ★★★★★ (2023)

Somente dois atores e uma diretora que ninguém conhece, só isso. Quando existe uma simbologia capaz de impactar até o mais insensível dos homens aliada a uma execução magistral é sim possível fazer um grande filme mesmo com muitas limitações na produção.  Muitas mesmo.

(Reprodução)

Acredito que a estreante como diretora e roteirista de longa metragem Charlotte Wells tenha feito vários olhinhos gordos de Hollywood brilharem ao verem o potencial gigantesco que a Escocesa possui. Afinal o que não faltam hoje são inúmeras tentativas de produzir filmes intimistas, com poucos personagens e pouco orçamento que no final acabam caindo nos mesmos clichês. Esse longa é sem dúvidas uma exceção a isso, pois com a companhia do bonitão indicado ao Oscar Paul Mescal e da jovem promessa de 13 anos Frankie Corio a Diretora conseguiu inovar.

A história por si só não é a grande novidade em questão. Ela retrata o tempo em que Calum e sua filha Sophie foram dar um role na Turquia com um monte de figurantes junto, durante as férias de verão da garota. Esse é um dos poucos momentos que o pai tem com ela, já que a guarda é da mãe. A jovem só tem 11 anos mas já esta começando a enxergar a malicia do mundo, enquanto o coroa (que só tem 31 anos na verdade) enfrenta grandes problemas internos e que faz de tudo pra se manterem internos. 

Eu e você já vimos isso muitas vezes. A procura da felicidade, Gifted e Milagre na Cela 7 são exemplos que seguem uma primícia parecida de uma relação entre um pai complicado e uma criança que esta aprendendo muito rápido.  Até mesmo a grande serie de sucesso de 2023 The Last of Us pode se enquadrar nesse tema, mas Aftersun se difere de todas essas por sua proposta única.

Ao invés de focar em todo o dilema paterno de se conectar com alguém que parece estar sempre mais distante, o que vemos nesse filme é o contrario. O protagonista esconde tão bem seus problemas, mas tão bem que nem nos que estamos assistindo conseguimos ver. E o que vemos então ao decorrer da Historia é uma criança que ao mesmo tempo esta aprendendo sobre tudo e sobre todos com uma rapidez absurda enquanto procura seu pai no meio disso tudo. A sua única certeza, o seu único abrigo em um mundo com grandes dúvidas que é o da adolescência vem se tornando cada vez mais difícil de ser encontrado e não é por culpa dele, mas sim por algo que a jovem e nem nos conseguimos compreender.

(Reprodução)

A ideia pode parecer confusa. Mas a beleza se esconde na sutiliza, pois tudo o que os personagens vivem nessa historia é natural. Assista e veja que é fácil criar paralelos com a nossa própria vida, com nossas próprias lembranças de infância. lembranças de uma época em que as coisas eram simples porem que hoje vemos todo o peso e significado que elas carregam. E são nas cenas mais  bobas, seja de um karaokê, ou de um mergulho na praia que o filme consegue passar esses sentimentos.

Toda  a ambiguidade que a memoria traz consigo é executada de forma genial. Do mesmo jeito que é confortável reviver bons momentos, também é Angustiante refletir sobre questões que víamos de outro ângulo no passado e vários planos divididos ou com a mesma imagem espelhada, porem de uma forma um pouco diferente materializam todo o drama que essa questão carrega consigo.

(Reprodução)

O filme no geral carrega uma leveza bem grande com cenas engraçadas, bem agradáveis e uma dinâmica divertida entre os dois personagens. Mas o drama em si esta bem escondido nos detalhes. É um bom filme pra ver tomando um cafezinho, em uma tardezinha de chuva, onde você só quer parar um pouco pra refletir rapidamente sobre as coisas. Espero grandes obras futuras de todos os 3 responsáveis por essa belíssima película digna de 5 estrelas pelo pouquíssimo dinheiro gasto com algo tão fascinante.

 

Sobre Pedro Fernandes

Você pode Gostar de:

Crítica | “Bebê Rena” revela a profundidade da obsessão humana

“Bebê Rena” é uma minissérie britânica que se destaca por seu humor ácido e um …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *