A partir deste mês de maio, os roteiristas de filmes e séries de Hollywood decidiram paralisar suas atividades. A greve, aprovada por unanimidade, tem início hoje, dia 2.
Segundo o sindicato Writers Guild of America, as principais reivindicações dos roteiristas incluem melhores condições de trabalho, aumento do salário mínimo, igualdade de remuneração entre produções feitas diretamente para streaming e aquelas voltadas para a TV e cinema, bem como uma nova abordagem para tornar os “valores residuais” (pagamentos pelos direitos de uso das obras após seu lançamento) mais justos.
Os roteiristas afirmam que a era do streaming criou um grande desequilíbrio entre a quantidade de trabalho e a compensação recebida pelos profissionais do setor.
The Board of Directors of the @WGAwest and the Council of the @WGAeast, acting upon the authority granted to them by their memberships, have voted unanimously to call a strike, effective 12:01 AM, Tuesday, May 2.
— Writers Guild of America West (@WGAWest) May 2, 2023
“O Conselho da Costa Oeste e Conselho da Costa Leste do Writers Guild of America [sindicato dos roteiristas], agindo de acordo com a autoridade concedida a eles por seus membros, votaram unanimemente para convocar uma greve, a partir das 00:01, terça-feira, 2 de maio.”
Os primeiros a serem afetados provavelmente serão os talk-shows e programas de variedades. Inicialmente, filmes e séries roteirizadas não devem sofrer impacto – mas isso pode mudar conforme a greve se prolongue.
Vale lembrar que, em 2007, uma greve semelhante durou 100 dias e afetou diversas produções, como The Big Bang Theory, 24 Horas e Breaking Bad. Na ocasião, houve a necessidade de adaptação no número de episódios ou até mesmo o adiamento de temporadas inteiras.