Página Inicial / Notícias / WandaVision: uma análise de quem se decepcionou

WandaVision: uma análise de quem se decepcionou

WandaVision' faz grande revelação no Episódio 8
WandaVision/ Reprodução

Este artigo, sem spoilers, é para quem não se apaixonou por WandaVision (Disney+, 2021), como eu.

Agora que a série encerrou sua temporada, muita gente vai experimentar assistir, pela facilidade de assistir maratonando, mas e se a série não for tudo aquilo que você pensou ser? E se a decepção for maior que a satisfação? Posso ter esse sentimento de decepção ou eu não entendi a série – já que todo mundo gosta?

E não existem respostas corretas, gostar ou não é muito subjetivo, no meu caso a série teve mais pontos baixos que pontos altos, pontos que resolvi compartilhar nessa análise. Vale lembrar que esta análise não corresponde a opinião da equipe Geek Sapiens.

Ao assistir os primeiros episódios, dificilmente a satisfação será garantida (ainda bem que não é um produto do tipo “satisfação garantida ou seu dinheiro de volta”). O primeiro episódio é uma sitcom sem grandes momentos, esse episódio nem parece ter ligação com a série. O segundo episódio segue no mesmo ritmo, mas é mais divertido. E passar quase uma hora vendo dois episódios e não sentir empatia pela série é desanimador, ainda mais com o hype que promove a série. E o terceiro episódio quebra o ritmo de sitcom de comédia datada, sendo um dos episódios mais engenhosos da série.

A sensação de estar perdendo o tempo é ofuscada pelo 3° episódio, a trama diverte e quando o episódio fica bom… ele acaba. E para a alegria do espectador lá vem o 4° episódio, esse é magnifico, ele é o responsável por criar a expectativa no espectador, as dúvidas que seguram o espectador na série e, infelizmente, esse episódio é  que faz você se lembrar que essa série pertence ao Universo Marvel. Toda a dinâmica dos primeiros episódios é alterada para uma coisa estranha e corrida, as coisas vão acontecendo e, sem muita explicação, vão acontecendo cada vez mais (spoiler pequeno: a agência SWORD é uma vilã, mas não muito vilã –  e isso fica claro logo quando eles ganham destaque no episódio).

WandaVision é a ilusão perfeita: parece novo, mas é mesma Marvel de sempre
WandaVision/ Reprodução

E depois que você é lembrado que aquilo tudo pertence ao MCU, a série perde o tom de “originalidade”, você se vê obrigado a teorizar quem é o responsável por tudo que está acontecendo, quem é Agatha Harkness e o que ela quer. E essa sensação de maníaco por teorias da conspiração segue até o episódio 8, mas antes de chegar nesse episódio, eu tenho que falar do episódio do Halloween, esse sim é um episódio bom, mesmo ele te forçando a teorizar mais e mais, ele é bom.

Enfim, o episódio 8 e 9, os dois últimos são os episódios que respondem a tudo, e a resposta é simples, quase que chata. Nesses dois episódios eu me senti vendo 3 arcos de personagens diferentes: o da Wanda, que é bonito e que você sabe o final, pois ela é a heroína; o da Agatha Harkness que se parece com um spin-off de O mundo Sombrio de Sabrina (a série da Netflix) e o arco do Visão, que é filosófico e curto demais. No final, a sensação de “acabou tudo tão rápido” é o sentimento que me dominou. Eu me perguntei várias vezes: pra quê a SWORD? Não precisava dela ali, só a Agatha e a Wanda davam conta da trama da série, o que faria mais sentido, mas isso é o MCU e precisa de ganchos para outras obras –  e aqui mora minha maior frustração.

WandaVision está disponível no streaming Disney+, sem previsão para outras temporadas e a série é recheada de easter-eggs (acho que a Marvel podia dar uma maneirada nisso) e conta com as atuações de Elizabeth Olsen (Wanda), Paul Bettany (Visão) e Kathryn Hahn (Agatha Harkness). 

 

Está é a análise do autor e não da equipe Geek Sapiens.

WandaVision: veja tudo o que pode acontecer no último episódio
WandaVision/ reprodução

Sobre Dan Claudino

Professor de História, aspirante a podcaster e escritor. Viciado em cultura cyberpunk e jogos de ação.

Você pode Gostar de:

Nova trilogia de Star Wars anunciada com Simon Kinberg como roteirista

Lucasfilm anunciou uma nova trilogia de Star Wars, desta vez com Simon Kinberg como roteirista. …

2 Comentarios

  1. Excelente artigo e poucos conseguem ter essa informação
    correta e relevante. Obrigado e vou compartilhar no meu
    facebook.

  2. gostei muito do seu site e do conteúdo. vou acompanhar toda semana as atualizações

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *