Sim meus caros leitores, estamos pertos de ver o confronto que decidirá quem é o verdadeiro rei dos kaijus! Dia 1° de abril, amanhã, estreará Godzilla vs Kong e nada melhor do que refrescarmos nossa memória com a última parte do nosso especial monsterverse, com o melhores crossovers do cinema, falando do primeiro longa que colocou o lagarto gigante e o gorilão para se enfrentarem: King Kong vs Godzilla (1962).
Primeiro de tudo, o filme não tem um vencedor, por dois motivos: 1- tanto os americanos (criadores do Kong) e os japoneses (criadores do Godzilla) não queriam que sua criatura perdesse e 2- a derrota de um dos monstros poderia comprometer a bilheteria do filme (há um 3° motivo que se refere a uma possível sequência, por isso o filme não tem vencedor, mas essa hipótese não é e nunca foi confirmada).
Dito isso, podemos resumir a trama. O filme é uma sequência dos outros filme do Godzilla, na trama o lagartão estava congelado e é descongelado quando um submarino atômico o encontra, por acaso. Nesse mesmo tempo, diretores de Tv entediados com a programação vão à ilha Faro capturar um suposto monstro gigante que vivia por lá.
Vamos pensar um pouco: os filmes do Godzilla seguem uma sequência, neles monstros gigantes se enfrentam nas cidades japonesas e destroem muita coisa por lá, não é falta de sensatez capturarem um monstro gigante para ser a atração principal da tv? Seguimos.
Na ilha Faro, Kong é revelado ser o monstro gigante, enquanto ele dá uma surra em um polvo gigante, tudo no estilo stop-motion e pessoas fantasiadas de gorila. Enquanto Kong é capturado para ter seu programa de Tv, Godzilla taca o terror no Japão, sem muitos motivos, ele começa a destruir os prédios e matar geral (como sempre acontece).
Vendo a destruição que Godzilla está causando, cientistas decidem colocar os monstros para se enfrentarem (assim como é nesses crossovers), então, usam um gás para o gorilão dormir e o transportam em BALÕES, isso mesmo, igual a Up altas aventuras. Então os kaijus começam a se enfrentarem e a galhofada está lançada. Por se tratar de um filme dos anos 60, os recursos digitais eram zeros, então os efeitos práticos eram essenciais, a quantidade de pedras de isopor usada no filme é de se espantar.
A batalha final acontece no monte Fuji, Godzilla levando vantagem com sua baforada atômica quase mata Kong, que, milagrosamente, é atingido por raios e ganha um superpoder (?) e vira o jogo. Até que ambos caem no mar e a batalha subaquática acontece, aqui o filme se divide em dois finais, no final oficial há o empate, nele quando aparece o “The End”, na tela final, ouvimos o rugido de Godzilla e o de Kong em seguida; a outra versão – a japonesa – termina com Godzilla vencendo o gorilão, mas esta versão não é oficial es ó é exibida no Japão em sessões não-oficiais de exibição do filme.
Alguns anos depois os dois se enfrentaram nos quadrinhos e em desenhos animados, agora, 2021, se enfrentarão de novo nas telonas (e telinhas, já que os cinemas estão restritos por causa da pandemia). Godzilla vs Kong faz parte do monsterverso, onde Godzilla é a atração principal, o que lhe dá a vantagem do protagonismo e já foi anunciado que haverá um vencedor dessa nova batalha. Godzilla vs Kong poderá ser visto em alguns cinemas e via streaming, atráves de aluguel.