Perto do seu lançamento o jogo Age of Empires 4, da Microsoft, lançou no último dia 10 e abril um vídeo com uma gameplay inédita, junto a isso Adam Isgreen, o Diretor Criativo da franquia, acompanhado por Quinn Duffy, o diretor do jogo, e Philippe Boulle, o chefe de narrativa, participaram de entrevistas revelando as novidades do game.
Logo de cara, o que mais chamou a atenção foram os gráficos, que estão lindos e muito bem coloridos, com cores vivas e todo o som ambiente, músicas e efeitos, seguem no mesmo padrão. Fora os detalhes técnicos, fomos apresentados aos novos países jogáveis, entre eles o destaque vai para o Sultanato de Déli, que traz seus elefantes de guerras e suas estética única. Na verdade, cada civilização é apresentada com uma estética única.
Quando avaliamos a gameplay percebemos que o jogo descartou muito do que foi apresentado no Age 3, como o sistema de cartas e de Metrópole, se aproximando, muito, do Age of Empires 2. Sobre isso, quando perguntado sobre o ser muito parecido com o segundo jogo da franquia, a resposta foi bem clara, o jogo é sim parecido, mas com as devidas novidades e melhorias com as novas possibilidades trazidas pelas novas tecnologias.
Uma dessas novidades é o novo sistema ofensivo de poder esconder os exércitos nas florestas e criar emboscadas, algo que deve mudar a gameplay e ampliar as estratégias dos jogadores, outra novidade é o uso das muralhas, que agora suportam soldados encima que podem ser usados para defender, ou para atacar (no caso dos atacantes).
Algo que se destacou nesse vídeo foi a possibilidade de existirem civilizações nômades, sendo nômades. No caso, os mongóis, que podem pegar toda a sua base e migrar durante a batalha, dificultando para o inimigo se organizar para o ataque.
Age of Empires 4 ainda não tem data para chegar, mas chegará no Game Pass para PC e na Steam. O jogo conta com um riquíssimo sistema de balanceamento de civilizações e novas possibilidades para o combate. Em breve um beta fechado deverá acontecer e traremos mais informações.