Esta é uma coluna semanal onde traremos jogos já lançados há algum tempo e falaremos se compensa ou não comprar o game agora. E abrindo nossa coluna, falaremos do Far Cry 5, lançado em 2018, pela Ubisoft.
O jogo não precisa muito de apresentações, já que franquia Far Cry se vende sozinha, mas, se você busca uma resposta rápida: Sim, compensa. Mas vamos aos argumentos, para isso listaremos três pontos importantes: gameplay, história e preço.
Gameplay
O jogo é um fps em primeira pessoa. Você pode andar, correr, andar agachado, deslizar quando corre, nadar e subir em lugares (não chega a ser uma escalada, já que são em lugares específicos). Diferente do Far Cry 3 e 4, em Far Cry 5 você já começa com algumas skills básicas, como deslizar ao correr. De todos os jogos da franquia, esse é o que a gameplay mais fluída. O jogador não perde tempo craftando itens de vida, o que já adianta muito a jogatina e os itens de criação são feitos sem parar o jogo (como acontecia no Far Cry 3) e, a cereja do bolo, vai para o fim das caças para craftar bolsas e coldres, agora isso tudo é feito com pontos de vantagens que o jogador coleta durante a jogatina (também acabaram com as torres para liberarem novas áreas).
Dirigir carros, pilotar barcos e aviões está muito melhor, a opção de piloto automático (que já existia no quarto game) está melhor otimizada. As armas são customizáveis e jogar em stealth depende das armas escolhidas ou customizadas – definitivamente, eu prefiro jogar agressivamente, já que a fluidez do combate ajuda.
O único ponto fraco na gameplay é a não-linearidade do jogo, você pode jogar como bem entender, fazendo as missões que vão aparecendo no jogo (aqui o Far Cry 5 sai do tradicional mapa poluído da Ubisoft, o mapa é clean e organizado). Apesar da ordem das missões serem quase inexistentes, ainda há uma ordem, mas a liberdade excessiva pode não agradar muita gente.
História
Este tópico é um pouco breve, já que pouparei os leitores de spoilers. O jogo se passa em Hope Country, uma cidade fictícia dos E.U.A., onde um grupo de fanáticos religiosos tomou o controle. Você é o Agente (sem nome e sem voz – ponto fraquíssimo para o game) e seu dever é acabar com Joseph Seed e seus irmãos.
Como as missões não são lineares, o jogador vivenciará alguns eventos fora de ordem e isso pode deixar a história um pouco confusa (principalmente e o jogador fizer todas as missões secundárias), mas no geral é você tentando derrubar o Portão do Edén.
O maior ponto forte da história é o pé na realidade, já que grupos de religiosos fundamentalistas têm se tornado realidade em todo lugar do mundo. Os edenetes sofrem lavagem cerebral, são torturados e drogados para pertencerem ao culto e isso funciona bem como narrativa dentro do game, mas o ápice é o final, cada minuto do game vale pelo final surpreendente (conselho: preste atenção nas falas do Joseph Seed).
Preço
Esse ponto é fundamental, na data desse artigo o jogo está em promoção na store da Microsoft, por R$ 59,90, mas se você prefere mídia física o jogo está com um preço bacana na Amazon, você pode comprá-lo por aqui (Xbox) e por aqui (Ps4/5), se você joga nos Pcs, as opções de preço variam de loja para loja, mas os preços na Ubi-Store são os mais baixos.
Como vivemos em um período de crise econômica, o preço influência muito na hora da compra de novos jogos, Far Cry 5 é uma ótima compra devido ao fator longevidade de gameplay, jogar Novo Game+ é muito prazeroso.
Estes foram alguns argumentos para você que está em dúvida se deve ou não comprar Far Cry 5, se você se importa com notas, o game tem 81 no metacritic. Far Cry 5 é uma história independente dos outros Far Crys e conta com varias DLCs e o modo Arcade, que você joga em mapas criados por outros jogadores.