Brasil, Japão e futebol como essas três palavras combinam bem não é ? Tanto para quem é apaixonado pelo esporte quanto para quem é fã de animes, ou melhor, para quem é um otaku. Para o fã do esporte ficou a lembrança da vitória sobre a Alemanha na Copa do Mundo disputada no país, já para quem gosta de animes como não lembrar de Captain Tsuabasa, ou o Super Campeões como ficou conhecido por aqui? E é dessa obra que a gente vai falar hoje.
Captain Tsubasa (1981-1988)
Captain Tsubasa, ou Super Campeões, é um mangá e anime originalmente produzido entre os anos de 1981 e 1988 mas rendendo mais cinco continuações, terminando no ano de 2012. Criado por Yoichi Takahashi e publicado pela Shonen Jump, o mangá fez um enorme sucesso na terra do sol nascente, influenciando e inspirando uma vários jogadores profissionais com o passar do tempo.
O enredo conta a história do jovem Oliver Tsubasa (Tsuabasa Oozora no original) e seu sonho de se tornar um jogador profissional e jogar em um grande time do Brasil e do mundo. Para isso Oliver vai contar com a ajuda de seus amigos e rivais que, de certa forma, o ajudam a melhorar cada vez mais no esporte.
Entre os personagens destacamos Roberto Hongo, Genzo Wakabayashi e Kojiro Hyuga. Roberto é brasileiro, amigo do pai de Oliver e o primeiro treinador do garoto que vê nele um grande potencial. Wakabayashi é o primeiro rival de Oliver, um goleiro talentoso que não aceitaria levar um gol de um jogador tão jovem e de um time sem muita expressão regional. Hyuga é o rival a ser batido, dotado de boa técnica e grande força física parece ser um adversário imparável , criando uma grande dificuldade para o protagonista da obra.
Super Campeões é um shonen clássico com golpes especiais e um grande destaque para a “força da amizade”, entretanto há algumas curiosidades que precisam ser ressaltadas como, por exemplo, a história do verdadeiro Oliver Tsubasa (sim ele existiu! Pesquisem por Musashi Mizushima) ou o fato de que em varias cidades do país há estatuas dos personagens da serie e que a bola usada nos jogos olímpicos deste ano não só é inspirada na bola do anime como vem com o desenho dos personagens. Isso tudo mostra a importância e a relevância dessa obra para a população local.
O futebol nas olimpíadas
Certamente o destaque nesses jogos olímpicos seria a Seleção Brasileira Masculina, entretanto como os jogos não são considerados uma Data FIFA os clubes não são obrigados a liberar seus jogadores para as seleções nacionais, com isso o Brasil perdeu muitos de seus destaques e uma seleção que parecia extremamente forte com, por exemplo, Neymar, Vini JR e Rodrygo, não vai poder contar com esses jogadores mas ainda sim figura entre as favoritas. O destaque fica pela presença do multicampeão Daniel Alves que disputa seus primeiros jogos e será o líder dessa jovem equipe.
No lado feminino, que já estreou hoje goleando a Seleção Chinesa por cinco a zero, o Brasil não é favorito mas tem grandes chances de medalha sempre liderado pela “rainha” Marta e pela veterana Formiga, a única pessoa no mundo a participar de sete Copas do Mundo e sete jogos Olimpicos.
Rapaz eu destaquei o Daniel Alves no texto. Ahhhhh