Página Inicial / Artigos / Artigo: Conheça “Zumbis Marvel”, HQ que irá inspirar a série “What If…?”

Artigo: Conheça “Zumbis Marvel”, HQ que irá inspirar a série “What If…?”

Uma premissa que é ao mesmo tempo aleatória demais para acontecer no universo “oficial” da Marvel,  mas interessante demais para não ser aproveitada, o conceito de “Zumbis Marvel” foi originalmente concebido por Mark Millar para algumas edições de Ultimate Fantastic Four. Na época, o escritor Robert Kirkman estava ganhando fama com suas histórias de The Walking Dead e já trabalhava na Marvel, portanto, parecia um pecado não entregar o projeto nas mãos dele.

Reprodução

A grande diferença entre os projetos é que, segundo Kirkman, embora mortos-vivos, os nossos heróis são protagonistas inteligentes e que interagem entre si, motivados a fazer coisas horríveis devido à fome incessante por carne humana. Suas inteligências somadas aos seus poderes os fizeram os predadores mais perigosos do planeta e também seus últimos habitantes, lançados na incerteza sobre como sobreviveriam sem mais carne humana.

Até mesmo Kirkman ficou chocado por receber carta branca da Marvel para realizar o projeto de Zumbis Marvel. O arco é um ponto fora da curva na Casa das Ideias, tem muito sangue, gore, e um tanto de humor negro. Kirkman ficou muito empolgado por saber que suas ideias teriam o desenho de Sean Phillips, de quem se dizia fã. Sean, que já havia trabalhado em títulos famosos como Juiz Dredd e Hellblazer, decidiu usar o visual retrô dos heróis em Zumbis, o que lhe permitiu maior liberdade para imaginar também a aparência podre dos personagens, como podemos ver, por exemplo, no capacete do Homem de Ferro com orelhas pontudas; herói esse que encerra o arco com apenas metade do corpo intacta.

A série se tornou um clássico instantâneo, sendo a Graphic Novel mais vendida daquele ano (2006). Algumas continuações já aconteceram, ambas pelas mãos de Kirkman:  Zumbis Marvel Vol. 2 e Zumbis Marvel: Dias Desmortos.

Reprodução

Nesse mundo alternativo do universo Marvel, existe uma versão pós apocalíptica da Terra, onde os últimos sobreviventes (ou não) são versões zumbis dos conhecidos heróis e vilões. Ninguém sabe a origem da infecção. As mentes mais brilhantes desse mundo, como a de Reed Richards, trabalham agora em busca de uma fonte de alimento: carne humana. Reed zumbi arquiteta um plano para enganar a versão humana dele mesmo em outra realidade e abrir um portal que daria acesso a esse mundo aos zumbis. Entretanto, o plano é atrapalhado por Magneto, que acaba destruindo o portal multidimensional de Reed zumbi mas acaba preso nesse mundo de mortos vivos.

A série pode ser lida com bastante despreocupação sobre seu impacto no universo canônico Marvel. Nenhum diálogo é muito importante, todos são humorados com piadas infames sobre carne, incessante fome e lamentável situação de podridão em que os heróis se encontram. Os desenhos de Sean Phillips têm função fundamental a guiar nossa imaginação sobre a situação dos já famosos heróis, mas também não é um desenho com traços realistas, e sim mais cartunescos. Vale lembrar que as capas das edições eram revisões de capas clássicas da Marvel, em versão, claro, zumbi. 

Confira a seguir um resumo do arco, mas cuidado com os spoilers e para não ter seu estômago revirado com tanto podridão.

Magneto é o único humano vivo sobrando nesse mundo. Em uma breve luta contra os heróis zumbis, consegue alguns feitos como decepar a cabeça do gavião arqueiro e parte da cabeça do Coronel América (sim, Coronel). Apesar disso, o mutante não dura muito tempo e morre, oferecendo um pequeno banquete aos zumbis. Hulk come tanto que, ao voltar a forma de Bruce Banner, seu estômago é rasgado de tão cheio. Entre outras curiosidades dessa realidade, temos um melancólico Peter Parker zumbi que revela ter comido Mary Jane e Tia May.

Reprodução

Os alimentos para os zumbis (ou seja, humanos) estão acabando. Homem de Ferro está sem comer há um dia e Coronel América não conseguiu comer nenhum pedaço do Magneto. Uma revelação chocante é que Hank Pym mantém Pantera Negra vivo, preso e sedado, para que sua carne não estrague e se alimenta de pedaços dele (essa cena é mostrada). Por enquanto T’Challa já teve um braço e uma perna amputados.

Ao descobrir isso, a heroína zumbi Vespa, Janet, esposa de Pym, quer que o alimento seja dividido com ela, mas Hank se recusa e mata Janet com uma bocada.

Os zumbis não gostam de se alimentar da carne de outros zumbis, mas se o suprimento humano acabar, essa logo poderá se tornar sua única opção. Uma visita inesperada\ de outro planeta, Surfista Prateado,  o arauto de Galactus, avisa os habitantes do planeta sobre a chegada do seu mestre e seu plano de devorar o planeta.

Reprodução

Os heróis zumbis se envolvem numa frenética e desajeitada luta com Surfista Prateado, que rende momentos ao mesmo tempo hilários e nojentos, como Homem de Ferro sendo partido ao meio e o braço de Wolverine apodrecendo e soltando todos seus ossos. Após Banner conseguir voltar a forma de Hulk, o gigante consegue arrancar a cabeça do surfista numa bocada e alguns dos zumbis se servem da refeição prateada. Percebem que ficam com alguns poderes do Surfista após comê- lo, o que gera mais uma batalha entre os zumbis, estreando seus novos poderes. Enquanto isso, Pantera Negra consegue escapar de sua prisão com a cabeça decepada de Janet que não pára de lhe suplicar por um pedaço do seu corpo. Ele encontra outros humanos vivos de origem desconhecida vestidos de armadura dourada. Enquanto isso, Galactus chega à Terra procurando por seu arauto, e quando recebe a notícia que ele foi devorado, fica bem nervoso.

Reprodução

Os zumbis logo percebem que não podem aguentar a investida de Galactus e se retiram para o laboratório do Dr Pym bolar um plano. Pym planeja mostrar Pantera Negra para seus colegas, mas ao chegar, percebe que ele escapou e conta outra versão da história. Enquanto isso, o grupo de humanos de armadura desconfia das intenções do Pantera por ele estar carregando a cabeça de Janet e eles lutam. Surpreendentemente, um Pantera Negra sem um braço e uma perna leva a melhor contra três pessoas do grupo numa luta sem graça, mas eles conseguem retomar o diálogo. Eles levam Pantera para o Asteroide M, de onde é revelado que sua missão seria resgatar Magneto. A cabeça de Janet é recolhida para estudos e um dos 11 membros da tripulação promete próteses para T’Challa. Na terra, os zumbis começam a comer pedaços de si próprios para ficarem “vivos” e desenvolvem uma arma com tecnologia Wakandana e disparam um tiro contra Galactus.

Reprodução

Um novo grupo de personagens surge, dessa vez, os famosos vilões da Marvel em versão Zumbi. Eles entram em combate com Galatus e aproveitam o disparo dos heróis para atacar e devorar o gigante. Os heróis conseguem derrotar facilmente os vilões com seus recém adquiridos poderes cósmicos e após essa vitória,  partem para seu banquete  gigante intergalático. 5 anos depois, os tripulantes do Asteróide M,  juntamente a um Pantera Negra com braço e perna robóticos e uma Janet com corpo robótico voltam para a terra em busca de vida (ou mortos, no caso). Eles nada encontram e têm ali a oportunidade de repovoar o planeta. Enquanto isso, noutro lugar da galáxia, uma pacata civilização de alienígenas se prepara para seu fim próximo pelas mãos do grupo de zumbis que agora tomaram o lugar e os poderes do Devorador de Mundos.

Sobre Emerson Dutra

Um psicólogo que tem o mundo nerd como seu guarda roupa para atravessar para uma Nárnia que é mais divertida, interessante e justa que nossa realidade compartilhada.

Você pode Gostar de:

Artigo: Zumbis estão fora de moda e alguém esqueceu de avisar a Marvel (What if…? ep.5)

O 5° episódio de What if…? (08/09) trouxe uma versão alternativa dos heróis em um …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *