Página Inicial / Críticas / Crítica: Star Wars Visions – ★★★★★ (2021)

Crítica: Star Wars Visions – ★★★★★ (2021)

(Reprodução)

A grande questão que restou após o lançamento de Star Wars IX: A Ascenção de Skywalker era a de que havia uma certa saturação em relação a saga, entretanto tivemos a segunda temporada de The Mandalorian, lançamento de The Bad Watch e agora o lançamento de Star Wars Visions, com isso tivemos a resposta negativa sobre a fatídica saturação da saga.

A saga Star Wars é muito mais do que meros guerreiros com sabres de luz se enfrentando ou naves espaciais, com design pouco convencionais, sobrevoando na velocidade da luz. Star Wars é sobre fé, esperança, democracia, são histórias de fácil comunicação com o receptor da mensagem (espectador ou leitor), pois a Força está em todos nós, todos temos conexão com ela, alguns mais do que outros, mas Ela sempre estará ali, nos protegendo.

O grande erro da nova trilogia foi querer conectar toda a história em apenas duas famílias, ou seja, todo aquele poder é exclusivo, dilacerando toda a premissa da saga, na qual aborda a universalidade da Força e não a exclusividade dela. E essa é a principal vitória de Star Wars Visions, ao apresentar histórias paralelas, fugindo dos personagens clássicos, porém respeitando os conceitos estabelecidos desde o primeiro filme por George Lucas, nós temos episódios autorais com premissas já conhecidas por todos os fãs da saga, permitindo que os criadores dos episódios explorassem todo o universo já estabelecido de maneira genial e única.

Cada episódio era uma visita ao museu das lembranças de Star Wars, desde frases já conhecidas (“I had a bad felling about this”) a histórias correlacionadas com nossos personagens favoritos (gêmeos com grande poder na Força e Jedi corrompido para salvar seu amor). A sensação de assistir essa série foi de revisitar toda a minha infância e relembrar meus sonhos em me tornar um Jedi, a essência está ali, todo o sentimento de assistir Star Wars pela primeira vez e me apaixonar por todo o universo e conceitos estavam ali comigo, assistindo cada episódio, com meus olhos brilhando e lacrimejando levemente.

Grande ponto positivo para a Disney foi em deixar os criadores livres para apresentarem qualquer história do universo, é possível perceber essa liberdade desde o primeiro minuto, percebemos também que quando o trabalho é feito por um fã sem interferência do produtor, a obra é lapidada perfeitamente.

Star Wars Visions consegue se alinhar perfeitamente com a apresentação de um anime, como se fossem um par perfeito, afinal, a grande inspiração de George Lucas foi a cultura oriental, com alguns bons anos de atraso temos essa junção, mas tudo bem, valeu a pena esperar. Notável a grande referência à Akira Kurosawa, outra grande referência é no episódio do androide Jedi, com seu design praticamente copiado e colado com o Astro Boy.

(Reprodução)

Os episódios são curtos, em média de 13 a 17 minutos, sendo assim é possível assistir todos seguidamente, como num piscar de olhos, pois todos os nove episódios te prendem e te instigam a continuar assistindo até acabar. Outro ponto positivo para a Disney, que escolheu lançar toda a temporada, fugindo de seu costume de lançar um episódio por semana.

Ao longo dos nove episódios, temos diversas histórias que já foram contadas ou até mencionadas em todo o universo de Star Wars (livros, HQs, Cinema, Animações), e outras histórias inéditas, como o Sith desertor que salvou uma vila de aldeãos dos saques realizados por dróides e uma Sith com um “guarda-chuva” de sabre de luz. Outro ponto forte constante em todos os episódios é a discussão da influência da Força em cada ser vivo do universo e como cada um reage a existência Dela, existe também a recuperação da imagem do “Jedi Salvador”, algo que sentimos falta na última trilogia.

Farei uma breve lista do melhor ao “pior” episódio, mas entendam, todos os episódios são fantásticos e criam uma conexão única:

1 – A Noiva Aldeã (Quarto episódio)

2 – O Ancião (Sétimo episódio)

3 – Os Gêmeos (Terceiro episódio)

4 – O Duelo (Primeiro episódio)

5 – Balada de Tatooine (Segundo episódio)

6 – T0-B1 (Sexto episódio)

7 – O Nono Jedi (Quinto episódio)

8 – Akakiri (Nono episódio)

9 – Lop & Ochô (Oitavo episódio)

Star Wars Visions apresenta toda uma nova abordagem a um universo amplamente conhecido de maneira que agrada os fãs mais antigos assim como convida que novos espectadores conheçam as histórias e fiquem curiosos para buscar mais conhecimento do universo. Sendo assim, temos um novo respiro da franquia mais popular do mundo e que a Força esteja sempre com vocês.

Sobre Andrey Atie

Em busca de ser um Mestre Jedi, mas ainda sou apenas um advogado. Colecionador Iniciante de Funkos Pop e um nerd iludido.

Você pode Gostar de:

Crítica | Com “Rebel Moon 2”, Snyder esboça um futuro promissor

“Rebel Moon Parte 2: A Marcadora de Cicatrizes” é uma exploração mais profunda do universo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *