Página Inicial / Listas / Do Pior ao Melhor: Filmes de Resident Evil

Do Pior ao Melhor: Filmes de Resident Evil

(Reprodução)

Com o lançamento de Resident Evil: Bem Vindo a Raccoon City chegando em breve, preparamos um especial para relembrarmos de tudo que a franquia já conquistou. Tendo início nos jogos e se espalhando pela cultura pop, protagonizando o sucesso de um novo gênero, que mesmo sofrendo desgaste, foi capaz de se reinventar e continuar firme como a franquia de survival horror mais amada pelos fãs, Resident Evil com certeza fez parte da vida de muitos nerds ao redor do mundo.

A franquia começou em 1996 e foi responsável por introduzir de vez os zumbis na cultura pop. O sucesso entre o público foi certeiro, utilizando elementos inovadores no jogo para a época. E esse sucesso foi tanto, que despertou o interesse dos estúdios para adaptar em forma de um longa metragem, é ai que nasce, em 2002, Resident Evil: O Hóspede Maldito.

Nesta lista iremos relebrar dos filmes lançados que carregam o nome da franquia, do pior ao melhor, então prepare-se. Lembrando que a lista é feita segundo o IMDB, ou seja, as notas foram dadas pelo próprio público. Vamos lá!

6. Resident Evil 5: Retribuição (2012) – Nota 5.4/10

(Reprodução)

Vamos começar por ele, o filme mais odiado da franquia, mas nem tão odiado assim, pois sua nota está bem próxima do segundo colocado, ou seja, ambos conseguiram acender o ódio no coração dos fãs da série. A grande crítica desse filme é na falta absoluta de uma história, apenas cenas de ação sendo jogadas na cara do público, sem sentido algum. Os fãs também criticaram a atuação de Javovich, chamando a atriz de sem carisma e incapaz de incorporar a heroína na qual foi submetida.

Na sinopse do filme seguimos após uma luta em que todos os sobreviventes foram mortos e Alice foi capturada pela Umbrella. Com isso ela descobre que a empresa desenvolveu um método de manipulação com base na implantação de memórias em clones. Alice então resolve combater essa barbaridade, mas para isso terá de enfrentar Jill Valentine, que sofreu lavagem cerebral e agora luta pela Umbrella.

Confira o trailer:

 

5. Resident Evil 6: O Capítulo Final (2016) – Nota 5.5/10

(Reprodução)

O segundo filme mais odiado da franquia pelo público é também o seu último filme lançado, mas com certeza isso se deve a saturação do tema, sem contar que ninguém mais quer ver a Alice. Algumas pessoas descrevem o filme como “enfadonho”, “incompreensível” e com cenas de ação que ficam pouco acima da “mediocridade”.

Já outros elogiaram a qualidade dos efeitos gráficos e reforçam que a ação não é de todo ruim. Em Resident Evil: O Capítulo Final, Alice sobrevive ao massacre zumbi e agora retorna para Raccoon City, onde a Umbrella Corporation prepara um ataque final e para vencer essa batalha decisiva, ela vai contar com a ajuda de amigos novos e velhos.

Confira o trailer:

 

4. Resident Evil 4: Recomeço (2010) – Nota 5.8/10

(Reprodução)

Chegamos em Resident Evil 4: Recomeço, um dos filmes que foi duramente criticado pelo público, mais uma vez. Na visão dos fãs, esse filme chegou a ser risível de tão ruim. Mais uma vez a crítica focou na atuação esdrúxula de Milla Javovich, mas não apenas isso, os personagens de modo geral parecem placas de madeira de tão sem reação. Tudo que temos no filme é Javovich saltando de forma acrobática enquanto mata zumbis. Os fãs também não ficaram satisfeitos com as criaturas do filme, principalmente por terem adicionado um inimigo muito parecido com o vilão Pyramid Head de Silent Hill, algo totalmente sem pé nem cabeça.

No filme, segundo a sinopse, ao procurar destruir a maléfica Umbrella Corporation, Alice se une a um grupo de sobreviventes que vivem em uma prisão cercada pelos infectados, mas que querem se mudar para um misterioso refúgio chamado Arcadia.

Confira o trailer:

 

3. Resident Evil 2: Apocalipse (2004) – Nota 6.2/10

(Reprodução)

Eis talvez o filme que mais chegou perto de agradar os fãs da franquia. Aqui temos a introdução de persoangens icônicos da série de games como Jill Valentine e seu inimigo Nemesis. Como sequência, o filme funcionou bem, segundo o público, apresentando boas cenas de ação na dose certa, sem grandes exageros. Os persoangens também foram bem elogiados. Mas imagino que os elogios sejam devido a época e principalmente o fator novidade, que manteve quente a esperança no coração dos fãs de algo próximo dos games.

O filme segue uma continuação do primeiro, com Alice acordando em um hospital de Raccoon City após a área ser invadida por zumbis. Após os eventos ela descobre que a cidade está prestes a ser completamente destruída para encobrir as provas. Com isso, Alice precisa se aliar a novos amigos para fugir da cidade o mais rápido possível, antes da bomba nuclear cair.

Confira o trailer:

 

2. Resident Evil 3: Extinção (2007) – Nota 6.2/10

(Reprodução)

O terceiro filme da franquia foi bem elogiado pelo público em geral, embora os fãs ainda mantenham o pé atrás. Em Resident Evil 3: Extinção temos uma ambiente diferenciado, um cenário pós apocalíptico que foi muito elogiado, principalmente quando comparado com outros filmes nesse estilo, chegando a ser citado como Mad Max de Zumbis. A ambientação no deserto, os inimigos, os personagens de modo geral conseguiram agradar os fãs e tornar esse filme aceitável.

Em Resident Evil 3: Extinção, os sobreviventes de Raccoon City viajam pelo deserto de Nevada na esperança de chegar ao Alasca. No caminho, Alice se junta a caravana em sua luta contra a terrível Umbrella Corporation.

Confira o trailer:

 

1. Resident Evil: O Hóspede Maldito (2002) – Nota 6.7/10

(Reprodução)

Chegamos aqui meu caro nerd, ao filme que começou todo o processo de popularização da maior franquia de survival horror já feita. Um filme que carregou nas costas a responsabilidade de trazer para telona essa grande franquia do mundo dos jogos. A nota não está tão diferente do restante, mas o longa se destaca por ter sido novidade na época. Resident Evil: O Hóspede Maldito é muito elogiado tanto pelos fãs, como pelo público em geral. O filme conseguiu utilizar os elementos consagrados da franquia de forma satisfatória, entregando uma boa experiência de ação e narrativa, mesmo em sua simplicidade. O filme é hoje reconhecido como um clássico.

Em Resident Evil: O Hóspede Maldito, uma unidade militar especial luta contra um supercomputador poderoso e fora do controle, com centenas de cientistas se transformando em criaturas carnívoras após um acidente no laboratório. A equipe vai precisar se manter firme diante da ameaça se quiserem escapar com vida.

Confira o trailer:

Sobre Carlos Valim

Apaixonado por cultura pop. Aprendendo a escrever críticas menos emocionadas. Professor de História e fundador do GS.

Você pode Gostar de:

Lista: Os 3 piores e os 4 melhores filmes da diretora Kathryn Bigelow

Kathryn Bigelow é uma diretora aclamada em Hollywood, com um estilo de trabalho próprio que …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *