Em uma entrevista na Edge, conhecida revista de jogos do Reino Unido, Phil Spencer, chefe da divisão Xbox, foi questionado sobre sua opinião a respeito da infame guerra dos consoles tradicionais, respondendo que não vê sentido neste conflito e que não é produtivo para o crescimento da indústria dos games.
“Eu gasto zero energia em como fazer para tornar outras plataformas menores para que o Xbox fique maior. Estou mais interessado no mercado crescente do que em roubar uma parte de outra pessoa. E é por isso que nos concentramos em coisas como cross-play e cross-saves. Eu penso sobre esses cenários dos motivos pelos quais você e eu talvez não possamos jogar algo juntos, e não deveria ser por causa do console que você comprou versus aquele que eu comprei”, afirmou Spencer.
O executivo também disse que, do seu ponto de vista, suas principais concorrentes no setor não são empresas como a Nintendo e a Sony, mas sim a Amazon e o Google, grandes nomes nas áreas de nuvem e streaming.
“Sem desrespeito à Nintendo e a Sony, mas as empresas de jogos tradicionais estão um pouco fora de posição. Acho que poderiam tentar recriar o Azure, mas investimos dezenas de bilhões de dólares em nuvem ao longo dos anos. Não quero entrar em uma briga de formatos com esses caras enquanto a Amazon e o Google estão se concentrando em como levar games para 7 bilhões de pessoas em todo o mundo. Em última análise, esse é nosso objetivo”, explicou Phill.