A Sony espera que a Microsoft mantenha os jogos desenvolvidos pela Activision Blizzard multiplataforma.
Um porta-voz da Sony disse o seguinte ao Wall Street Journal. “Esperamos que a Microsoft cumpra os acordos contratuais e continue a garantir que os jogos da Activision sejam multiplataforma”.
Esta é obviamente uma grande questão que esteve na mente dos jogadores em todo o mundo, quando a Microsoft anunciou a aquisição da Activision Blizzard no início desta semana. Era perfeitamente possível que a empresa fizesse jogos como Call of Duty ou Crash Bandicoot exclusivos para plataformas Xbox, eliminando completamente os jogadores do PlayStation.
No entanto, várias informações podem contradizer isso, incluindo a nova declaração da Sony sobre acordos contratuais. Em primeiro lugar, o chefe do Xbox, Phil Spencer, enfatiza que a aquisição não pretende “afastar as comunidades” das plataformas PlayStation. Em segundo lugar, um analista acredita que a exclusividade do Call of Duty para Xbox tornaria a aquisição “difícil de passar pelos reguladores”.
A Microsoft tem um histórico de cumprimento de acordos contratuais existentes. Quando a empresa anunciou a aquisição da Zenimax, controladora da Bethesda, em 2020, a Microsoft deixou claro que seguiria os acordos em vigor para Deathloop da Arkane e Ghostwire: Tokyo da Tango no PlayStation 5, por exemplo.
No entanto, também reservou outros jogos desenvolvidos pela Bethesda para plataformas Xbox, revelando que o próximo Starfield será exclusivo para plataformas Xbox e PC, eliminando a possibilidade de um lançamento no PlayStation. Ainda é cedo para tirar conclusões da nova aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft, e ainda resta saber se o acordo realmente receberá a aprovação dos reguladores, mas por enquanto teremos que esperar e ver o que a Microsoft fará com a Activision Blizzard e com o extenso catálogo de jogos da empresa.