Sekiro: Shadows Die Twice influenciou indiretamente a mecânica e a narrativa de Elden Ring, de acordo com o diretor e presidente da FromSoftware, Hidetaka Miyazaki.
Em uma nova entrevista postada no PlayStation Blog, Miyazaki discutiu como algumas ideias de Sekiro passaram para Elden Ring. O trabalho nesses dois jogos “se sobrepôs até certo ponto”, então Miyazaki diz que não havia nada que “veio diretamente desse projeto”, mas ele apontou alguns recursos e ideias que compartilham o DNA do design.
O sistema de postura de Sekiro, por exemplo, ajudou a moldar a mecânica de postura de Elden Ring. Atordoar os inimigos é um objetivo central no combate de Elden Ring, mas as posturas adicionam certa profundidade aos acertos críticos em comparação com a abordagem de Dark Souls de backstabs ou parries, pois quebrar a guarda ou postura de um oponente também permite finalizações devastadoras.
Da mesma forma, Miyazaki diz que “nós até referenciamos a travessia do jogador de Sekiro para o sistema de montagem de cavalos e como você atravessa o mapa em Elden Ring”. Sekiro tem o movimento e a exploração mais vertical dos jogos anteriores da FromSoftware, por isso foi provavelmente uma referência valiosa ao projetar o mundo em camadas de The Lands Between. O dano de queda mais tolerante de Elden Ring encoraja os jogadores a dar saltos de fé, e as plataformas de lançamento movidas a cavalo espalhadas por áreas conectam áreas de maneiras surpreendentes.
“Além disso, em termos de narrativa e como contamos histórias de personagens, Sekiro foi muito mais direto do que nossos títulos anteriores do tipo Souls”, acrescentou Miyazaki. “Enquanto ainda estamos mantendo o mundo de Elden Ring com um senso de profundidade e uma narrativa fragmentada – ainda estamos defendendo nossa filosofia de contar histórias – há mais foco em elementos humanos e drama do que antes. Definitivamente nos inspiramos em como Sekiro lidou com isso e tentei aplicar as partes boas em Elden Ring.”
Isso se alinha com um comentário recente do produtor de Elden Ring, Yasuhiro Kitao, que descreveu as cenas do jogo e as interações dos personagens como pelo menos no mesmo nível de Sekiro. Também ouvimos repetidamente que o trabalho de George R.R. Martin, que contribuiu para a história e a construção do mundo de Elden Ring, ajudou a estruturar uma narrativa um pouco mais direta do que os fãs da FromSoftware estão acostumados.