Página Inicial / Críticas / Crítica: Que Horas ela Volta? – ★★★★★ (2015)

Crítica: Que Horas ela Volta? – ★★★★★ (2015)

Val (Regina Casé) e Fabinho (Michel Joelsas)

Desde que me conheço por gente sempre fui defensor do Cinema Nacional, ainda criança lembro de me divertir com o Auto da Compadecida ou me emocionar com Central do Brasil, e o que esses filmes tem em comum? Simples, ambos retratam um Brasil marginalizado, um Brasil que sofre, um Brasil de pessoas esquecidos pelo Estado, porém “Que horas ela volta?” é diferfente, mas igual, confuso né?
Dirigido por Anna Muylaert o filme conta a história da pernambucana Val (Regina Casé) que, assim como muitos brasileiros, vem para São Paulo a trabalho afim de proporcionar uma vida melhor para sua filha Jéssica (camila Márdila), que permaneceu em sua terra natal sendo criada pelo pai e pelos tios.
Val sempre foi uma funcionária exemplar, mas a coisa começa a mudar a partir do momento em que ela recebe a ligação da filha, com quem não falava a quase dez anos, avisando que estaria indo para São Paulo para prestar o vestibular na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, uma das mais concorridas da capital paulista.
Jéssica, aliás é um personagem que mostra a mudança de vida de uma classe antes relegada aos seus direitos, ocupando espaços antes pertencentes apenas a classe media brasileira, pois, se anteriormente um nordestino vinha para São Paulo em busca de emprego (Val), agora ele estava vindo para estudar, para frequentar o mesmo espaço que o filho do patrão e isso incomodava muita gente, exemplo visto na cena em que a garota cai na piscina juntamente ao filho da patroa de sua mãe.
Que Horas ela Volta? é um belo filme que retrata um período de ascensão social que hoje parece distante, mas que na realidade aconteceu a menos de uma década, é um recorte sutil de um momento onde era possível sonhar com algo além de apenas ter um emprego e a última frase de Val no filme deixa claro o quanto a situação havia melhorado desde sua ida para São Paulo ao afirmar que ela pagaria a ida de Jéssica ao seu Estado natal e que a passagem seria de avião, sim, pobre andava de avião.
Que Horas ela Volta? esta disponível no Globoplay e estreia dia 28 de fevereiro na Netflix.

Sobre Anthony de Paula

Professor e Historiador, fã de Cavaleiros do Zodíaco, Pokémon, Fullmetal Alchemist e host do podcast Apenas um Papo

Você pode Gostar de:

Crítica | “Bebê Rena” revela a profundidade da obsessão humana

“Bebê Rena” é uma minissérie britânica que se destaca por seu humor ácido e um …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *