Página Inicial / Listas / 7 Protagonistas Femininas Memoráveis dos jogos

7 Protagonistas Femininas Memoráveis dos jogos

(Reprodução)

Dia 8 de março é o dia que celembramos o dia internacional das mulheres. A data nos remete a luta pelos direitos das mulheres na sociedade que já acontece há muitos anos, mas que até hoje enfrenta desafios cada vez mais complexos. As mulheres precisam lutar por questões básicas que os homens jamais entenderiam, devido a natureza patriarcal da sociedade, o que torna tudo ainda mais difícil. Neste dia é importante lembrar que não se trata de presentear com flores apenas, mas resgatar o espírito de luta e garra que as mulheres sempre tiveram ao longo da história. Espírito esse que nos inspira e nos torna pessoas melhores.

Com a intenção de reavivar esse espírito, nossa lista hoje é uma homenagem a todas as mulheres guerreiras, que lutam diariamente contra o machismo e o misoginia, muito presente em nossa sociedade, infelizmente. É uma lista para lembrarmos da força que elas possuem e do potencial para assumirem o protagonismo da própria história, sem depender de nenhum homem para vir as salvar no final.

O nicho dos jogos é repleto de protagonistas maculinos brucutus, que já conhecemos bem. Portanto, essa lista irá quebrar essa barreira e provar que os jogos podem ter um protagonismo feminino muito casca grossa. Então vamos pra lista:

7. Ellie (The Last of Us Parte 2)

(Reprodução)

Ellie aparece pela primeira vez como companheira de Joel no primeiro jogo de The Last of Us, porém, na segunda parte ela assume o protagonismo e nos mostra a que veio. A personagem é corajosa, tendo sido treinada em uma escola militar na sua juventude. A palavra que melhor define Ellie é a rigidez. A personagem é uma adoradora de livros, CDs e outras fontes de cultura popular que já não mais existem em seu mundo, mas que servem como base para sua sabedoria.

6. Kait Diaz (Gears 5)

(Reprpdução)

Em um jogo em que os protagonistas sempre tiveram uma aparência de brucutus, machões implacáveis, Kait assume o protagonismo no quinto jogo da franquia, provando de forma definitiva que ela é mais do que capaz de se destacar em meio aos homens. A personagem não apenas assume o protagonismo como também rouba completamente a cena, ofuscando a presença dos antigos e queridos personagens, apresentando uma história própria muito envolvente e muito mais elaborada que dos antigos protagonistas. Além de representar as mulheres em um jogo popularmente dominado por homens, ela também levanta bandeira para a comunidade latina, o que torna sua presença muito impactante.

5. Lara Croft (nova trilogia de Tomb Raider)

(Reprodução)

Esta com certeza é uma personagem conhecida no mundo dos jogos, mas essa fama no início teve um apelo muito negativo, sendo uma das personagens mais sexualizadas ao longo de sua história. Na nova trilogia de jogos, Lara assume uma versão muito mais humana e realista, com uma caracterização forte e impactante, sem apelar para agradar o público masculino e sim comprovar que as mulheres merecem seu espaço. Ela se mostra uma personagem sensível e ao mesmo tempo corajosa, enfrentando diversos inimigos e vencendo desafios que deixariam qualquer um paralisado.

4. Jill Valentine (Resident Evil 3 Remake)

(Reprodução)

Outra personagem conhecida, que no seu primeiro jogo também sofreu com uma caracterização sexualizada, afinal, quem consegue enfrentar zumbis com uma saia apertada e um top? No remake, Jill ganha uma nova caracterização, deixando a personagem muito mais próxima da realidade, com um visual muito mais interessante. A personagem, além de combater hordas de zumbis, enfrenta uma das maiores ameaças da franquia, o Nemesis, inimigo implacável, mas que graças as habilidades contundentes de Jill, é derrotado.

3. Bayonneta (Bayonetta)

(Reprodução)

Bayonetta é outra personagem que quebrou a barreira de personagens masculinos em seu gênero de jogos, o hack and slash. O jogo foi inspirado em Devil May Cry, mas que tomou proporções próprias e agradou muitos fãs pela nível das habilidades da protagonista. A personagem é uma bruxa que enfrenta hordas de inimigos, tanto anjos quanto demônios. Ela é uma guerreira nata, conseguindo vencer os mais diferentes tipos de desafios. Seu nome verdadeiro é Cereza. A personagem descobre segredos implacáveis sobre um deus antigo que quer recuperar seu poder e também a verdade por trás da Caça as Bruxas, e isso guia sua história.

2. Samus Aran (Metroid)

(Reprodução)

Aqui certamente temos uma das personagens mais casca grossa de todos os tempos. Samus é uma implacável caçadora de recompensas do espaço. Ela já enfrentou sozinha os perigos sinistros de planetas repletos de ameaças alienígenas e também a gangue de piratas espaciais mais perigosos da galáxia. A franquia de jogos Metroid é uma das mais antigas a assumirem o protagonismo feminino. Samus é uma personagem memorável, muito carismática e com uma história muito evolvente. Se você é gamer e não conhece ou nunca jogou nenhum jogo da franquia, você tem a obrigação de o fazer.

1. Lightning (Final Fantasy XIII)

(Reprodução)

Como fã de Final Fantasy, não poderia deixar de citar a franquia aqui nesta lista. Esta não é a primeira protagonista feminina de Final Fantasy, já tivemos Terra em FF VI, uma personagem inesquecível, mas decidi optar por trazer Lightning aqui por questões temporais, levando em conta que muitas pessoas desonhecem a franquia, e principalmente os clássicos mais antigos. Lightning é a protagonista do 13º jogo da fanquia, que pode ter sido o primeiro Final Fantasy de muitas pessoas, por isso ela é tão marcante. Seu desenvolvimento é sólido e agradável, sendo muito fácil de simpatizar com sua trajetória. A personagem é muito casca grossa, com uma personalidade forte e muito corajosa. Seu desejo de salvar sua irmã faz com que se coloque em uma missão muito maior do que poderia imaginar.

Sobre Carlos Valim

Apaixonado por cultura pop. Aprendendo a escrever críticas menos emocionadas. Professor de História e fundador do GS.

Você pode Gostar de:

Lista: Os 3 piores e os 4 melhores filmes de Christopher Nolan

Obviamente que iríamos chegar nele, um dos diretores mais aclamados da moderna Hollywood, com um …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *