Página Inicial / Listas / Lista: Zack Snyder – do pior ao melhor de seus filmes

Lista: Zack Snyder – do pior ao melhor de seus filmes

(Reprodução)

Amado por muitos, mas também odiado por outros muitos, Zack Snyder é um diretor muito influente na cultura nerd, sendo o protagonista de uma das maiores vitórias que os fãs conseguiram ao enfrentar a vontade de uma grande corporação. Sua carreira é diversificada, mas que conta sempre com sua assinatura pesoal na forma de conduzir as histórias.

E a história de Zack Snyder nos cinemas não é longa, mas está muito relacionada com a popularização dos filmes de super-heróis, o que levou a popularização da cultura nerd em si. O lançamento de Homem de Ferro e Cavaleiro das Trevas, ambos em 2008, e de Watchmen em 2009 marcam a vanguarda desta que viria a ser conhecida como a era de ouro dos filmes de super-heróis. Portanto, Zack Snyder está no olho deste furação, sendo um dos visionários por trás desta nova fase do cinema.

A sua maneira de contar as histórias e suas técnicas visuais são um de seus grandes marcos, optando sempre por uma narrativa sombria, com uma lição sobre a natureza humana, utilizando artimanhas visuais que recriam as emoções que pretende transmitir, seus filmes marcaram muitos espectadores.

Nesta lista, iremos conhecer as obras de Zack Snyder, da pior à melhor, mas fique calmo, não é baseado em nossa opinião, mas sim no agregador de notas Rotten Tomatoes. A plataforma reune diversas críticas de veículos especialziados, que será a forma como mediremos os filmes, além de também contar com avaliação pública, que será usada caso houver empate.

Agora sem mais conversa, vamos para a lista!

9. Sucker Punch: Mundo Surreal (2011)

(Reprodução)

Aqui temos o filme mais criticado na carreira do diretor, que mesmo tendo nascido após grandes obras como 300 e Watchmen, demonstra uma grande baixa no quesito da criatividade de Zack Snyder para elaborar sozinha uma boa história. Sendo questionado sua habilidade na criação, muitos sugeriram que Snyder focasse apenas nas adaptações. O filme obteve baixíssimos 22% de aprovação da crítica e 47% do público. E se você se interessou pelo filme, poderá vê-lo na HBO Max.

8. Batman vs Superman: A Origem da Justiça (2016)

(Reprodução)

Ocupando um lugar bem abaixo daquele que os fãs de Snyder gostariam de vê-lo, chegamos a uma das obras mais controvérsias do diretor. Um confronto marcante, que muito queriam ver, mas a maioria nem tanto. Colocar essas duas forças para se enfrentarem exigiria um enrome esforço para manter sólida a narrativa e a forma como os acontecimentos seriam apresentados. O filme ficou marcado pela cena em que Superman está prestes a morrer pelas mãos de Batman quando a frase “Salve Martha” muda tudo, para a raiva de uns e amor de outros. Batman vs Superman tem 26% de aprovação da crítica e 63% do público no Rotten, o que mostra um pouco dessa diferença de opiniões do público. Se você quer conferir por si só esse duelo, você pode encontrá-lo na HBO Max.

7. A Lenda dos Guardiões (2010)

(Reprodução)

Essa animação certamente foge totalmente do estilo de Zack Snyder, mas está aqui, como um de seus trabalhos que foram visto como razoável e aceitável pela crítica e pelo público em geral. A crítica somou 52% de aprovação no Rotten, enquanto o público teve 63%. São bons números para uma produção tão diferente do que o diretor estava habituado. Se você quer conferir A Lenda dos Guardiões, você pode encontrar na Netflix.

6. O Homem de Aço (2013)

(Reprodução)

Enfim chegamos as obras que dão uma notável evoluída nas críticas, agradando não apenas o público em geral, mas os críticos mais desconfiados da capacidade de Snyder de adaptar. O Homem de Aço traz um história humana e sombria sobre o maior herói da DC, o Superman. O jeito como Snyder opta por conduzir essa história torna o filme marcante e muito imersivo. O filme lançou antes do desastre da crítica de Batman vs Superman, o que nos faz questionar sobre o real problema por traz das adaptações de Snyder. Se você se interessou e quer assistir O Homem de Aço, corre lá na HBO Max.

5. 300 (2016)

(Reprodução)

Eis a obra onde Snyder começa a dar forma a sua própria assinatura pessoal na maneira de conduzir suas adaptações. Aqui vemos o diretor explorar aquilo que passaríamos a ver com frequência em sua filmografia, os estilos visuais, técnicas de câmera, uso de CGI. Cada detalhe é explorado ao máximo por Snyder, como um escultor que está lapidando o mármore para dar vida a sua incrível criação. A aprovação de 300 no Rotten é boa, com 61% das críticas e 89% do público, o que nos mostra um salto enorme com relação aos anteriores, mas que é compreesível dado ao fato de ser a obra pioneira do estilo de Snyder e o ano em que foi lançado. Para conferir 300 você pode encontrá-lo na HBO Max.

4. Watchmen (2009)

(Reprodução)

A obra que esteve na vanguarda, jundo de Homem de Ferro e Cavaleiro das Trevas, na popularização dos filmes de super-heróis e da cultura nerd em geral. O filme que consagra a visão do diretor e define o seu modo de pensar as adaptações de heróis. Watchmen é sem dúvida impactante, tanto positiva quanto negativamente. A forma sombria com que Snyder recria essa história do bruxo Alan Moore, é marcada pelo uso de metáforas e lições do lado sombrio da humanidade, aquele que todos tememos e escondemos diante da sociedade. O longa conseguiu uma aprovação de 65% da crítica e de 71% do público, que ficou um pouco confuso com a necessidade de Snyder transpor essas ideias da forma como fez. Você pode encontrar Watchmen para assistir na HBO Max.

3. Army of the Dead: Invasão em Las Vegas (2021)

(Reprodução)

O filme mais recente da carreira de Snyder é também um resgate às suas raízes, bem do início de quando começou como diretor. Army of the Dead traz a visão de Snyder dos mortos-vivos que é recheado com típicas ideias malucas que só poderiam sair da mente insana do homem por traz de diversos filmes questionáveis. O filme tem uma boa aceitação de forma geral, sendo uma aventura boa para se entreter. No Rotten, Army of the Dead conta com aprovação de 67% da crítica e 75% do público, um resultado bom o suficiente para encorajar o diretor a expandir essa sua visão única sobre os zumbis. E, se você se interessou, Army of the Dead está disponível na Netflix.

2. Liga da Justiça de Zack Snyder (2021)

(Reprodução)

O apogeu da carreira de Zack Snyder, a sua tão esperada “masterpiece”, a obra que revelaria para os fãs a sua visão verdadeira da Liga da Justiça, que foi destruída pela mente infame de Joss Whedon. Snyder sofria com problemas pessoais (o suicídio da filha), e teve de se afastar da direção de Liga da Justiça de 2016. O afastamento resultou na destruição completa do que poderia vir a ser essa obra tão aguardada. Mas graças a fala de Snyder de que sua visão não era aquela e sim outra, que aguçou os fãs ao redor do mundo, foi feita uma campanha para pressionar a Warner para liberar a visão do diretor. Esse movimento foi conhecido com #releasethesnydercut. A popularidade da campanha foi feliz e conseguiu obrigar a Warner a entregar o que os fãs queriam. Eis a “magnum opus” de Zack Snyder, um filme de 4 horas que explora a visão do diretor do querido grupo de heróis. O longa tem aprovação de 71% da crítica e de 94% do público, o que não poderia ser diferente. Liga da Jutiça de Zack Snyder pode ser encontrado na HBO Max, portanto, se você ainda não viu, corre lá para conferir.

1. A Madrugada dos Mortos (2004)

(Reprodução)

Chegamos ao filme mais bem avaliado de Zack Snyder e, curiosamente, é o seu primeiro. A Madrugada dos Mortos é a estreia do diretor na cadeira, dando vida a uma visão peculiar sobre os típicos filmes de zumbis, além de também ser uma reimaginação do filme homônimo de 1978 de George A. Romero. O longa, apesar de ser uma versão do de Romero, não é semelhante em nada e caminha para rumos totalmetne diferentes. Sua aprovação da crítica no Rotten é de 76%, equanto do público é de 77%, uma balança bem equilibrada. Se você quer conferir A Madrugada dos Mortos, você pode assisitir na Globo Play.

Sobre Carlos Valim

Apaixonado por cultura pop. Aprendendo a escrever críticas menos emocionadas. Professor de História e fundador do GS.

Você pode Gostar de:

Lista: Os 3 piores e os 4 melhores filmes de Christopher Nolan

Obviamente que iríamos chegar nele, um dos diretores mais aclamados da moderna Hollywood, com um …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *