Página Inicial / Análises / Análise: Days Gone – ★★★★☆ (2019)

Análise: Days Gone – ★★★★☆ (2019)

Se você acha que Days Gone é apenas mais um entre tantos outros jogos de zumbis, está enganado. O tema pós apocalíptico e os mortos vivos estão sim presentes, mas na maior parte do tempo estão em segundo plano nesse jogo cujo enredo é rico e envolvente, os personagens são em grande número e muito cativantes e, é claro, sua moto é como um personagem vivo. O jogo lançado em 2019 e produzido pela SIE Bend Studio é um exclusivo Sony e já foi oferecido pelo serviço de assinatura PS Plus. 

Reprodução

Deacon St John é um homem que habita um mundo tomado pelos mortos vivos e que está em buscas de respostas para a morte de sua jovem esposa Sarah. Os habitantes da terra estão em número muito escasso, mas se agrupam em acampamentos onde se ajudam e trabalham em atividades comunitárias e de sobrevivência. Deacon com sua moto vive arranjando trabalhos freelances entre os acampamentos que variam desde matar hordas de zumbis até buscar filhotes de cachorro. No começo do jogo, ele pode ser um homem entre tantos outros, mas seu desenvolvimento e suas descobertas o colocarão em posições cruciais na sobrevivência da raça humana.

Reprodução

Além das comunidades civilizadas e dentro das leis dos sobreviventes, existem também acampamentos de saqueadores, assassinos, anarquistas e até um grupo chamado Rippers que cultuam a purificação através do sofrimento e morte. Tudo isso dá pano de fundo para várias missões no jogo, uma vez que matar não é seu único objetivo, e as pessoas precisam ser protegidas, seja dos zumbis ou de outras pessoas tão cruéis quanto.

Reprodução

Mas vamos às análises. Como dito, se a temática do game fosse apenas a matança dos zumbis (não é), ele até poderia ficar esquecido entre outros títulos. Não há grande variação, nem no visual, nem nas habilidades das criaturas, faltando desafios maiores, como chefes ou desafios que requerem estratégias. Além disso as lutas tem alguns defeitos, principalmente as corpo a corpo, como o atraso na finalização dos golpes e inimigos que têm uma inteligência artificial ruim, oferecendo tempo mais do que suficiente para sempre sobrevivermos a eles.

Reprodução

Mas ainda assim, os combates são divertidos. Você pode contar com uma enorme variedade de armas e escolher as que priorizam seu estilo de jogo, como por exemplo, as que têm maior precisão, cadência de tiro, pente, etc. A mesma coisa acontece com as armas corpo a corpo, você vai aprendendo “receitas” durante o jogo para aprimorar essas armas com ferramentas que encontrar pelo cenário. E, é claro, uma das maneiras mais divertidas de  matar zumbis é atropelando-os. 

Existe uma altura do jogo onde você deverá cumprir a divertida tarefa de matar hordas inteiras de zumbis; nessa parte quase sempre existe uma arena no cenário que conta com bombas (galões de gasolina ou latões de óleo) estrategicamente colocadas para explodir a horda. Além disso, certifique-se de ir com um bom estoque de granadas, coquetéis molotov, bombas remotas e outros explosivos. Se a horda te alcançar não há chances de sobreviver, então corra. 

Reprodução

Além disso, existem muitas missões de resgate e eliminação de acampamentos de assassinos. Os inimigos também têm pouca variação no visual, mas sempre é divertido eliminar os acampamentos e saqueá-los. Esses acampamentos são revelados no mapa conforme vamos avançando no jogo e, para isso, é preciso rodar muito, mas muito, com sua moto. A tarefa parece cansativa, mas também acaba sendo divertida, principalmente para jogadores que, como eu, decidem optar por atalhos fora do GPS e acabam dando de cara com pedras ou árvores e morrendo. Além disso, os fatores de combustível e manutenção da moto acrescentam muita importância na tarefa de rodar pelo mundo aberto, pois você sempre precisa ter peças para a manutenção e combustível cheio, e para isso deve explorar os cenários.

A moto, assim como as armas, pode ser melhorada em oficinas nos acampamentos amigos. Em cada um deles você tem um número específico de créditos (dinheiro) e um nível de reputação. Essa reputação permite desbloquear novas melhorias e aumentar o desempenho da moto, principalmente sua velocidade, já que boa parte do jogo passamos na estrada. Entretanto, esse ponto me deixou muito frustrado, pois não há um equilíbrio coerente entre esses números citados; completei a história principal e quase todas as secundárias com um nível de reputação 2 em quase todos os acampamentos, sem conseguir desbloquear muitas melhorias de moto e armas nem mesmo ter muitas opções para mudar o visual do veículo. Ao mesmo tempo, acumulei mais de 30 mil dinheiros sem nada de interessante para gastar (não é possível comprar peças para armas corpo a corpo e nem ingredientes para fabricar explosivos). A experiência com os “mercados” e oficinas do jogo não é das melhores.

Reprodução

Enquanto completa missões, ganha pontos de habilidade que podem ser distribuídos numa árvore de habilidades, e cada jogador poderá priorizar seu estilo de jogo favorito. Além disso, poderá encontrar abrigos da Nero, uma instituição científica que de alguma forma está ligada ao surgimento dos zumbis e, nesses abrigos, existem suplementos que aumentam a porcentagem de estamina, saúde ou foco de Deacon.

Os pontos fortes do jogo são a narrativa e os gráficos. Existem dezenas de personagens diferentes que têm importância na história e algumas das missões que os envolvem são marcantes, os personagens são humanos e parecem evoluir conforme a história e o tempo passam. Inimigos podem se mostrar amigos e o contrário também acontece; pode ser até que alguns mudem de lado, abandonando seu acampamento e se juntando aos assassinos ou Rippers. O jogo conta com um imenso mundo aberto, com belos cenários que inclusive variam com mudanças climáticas, contribuindo para a atmosfera psicológica do momento do jogo. É sempre bom explorar cada canto do cenário, pois não é possível comprar suprimentos necessários para a fabricação de bombas ou conserto da moto e das armas. 

Vale destacar também que o jogo conta com legenda e dublagem em português, o que melhora muito sua experiência, uma vez que são muitos personagens importantes que passam a ser conhecidos para nós como personagens de séries que amamos. A ótima dublagem enriquece cada um deles, aumentando seu amor ou ódio pelos NPCs.

Reprodução

Com alguns erros pontuais mas muito envolvente de uma forma que é difícil você se cansar de jogar, Days Gone é tanto para aqueles que gostam de atirar incessantemente em mortos vivos quanto para aqueles que prezam por uma boa e extensa narrativa. Até mesmo quem gosta de dirigir motos virtuais terá momentos de prazer aqui. Cada quilômetro rodado entre uma missão e outra pode virar uma aventura em particular, porque nunca sabemos quando iremos encontrar grupos de assassinos, hordas, ou ursos zumbis gigantes. Completei o jogo com uma saudade imediata e um sentimento de “quero mais”.

Sobre Emerson Dutra

Um psicólogo que tem o mundo nerd como seu guarda roupa para atravessar para uma Nárnia que é mais divertida, interessante e justa que nossa realidade compartilhada.

Você pode Gostar de:

Análise: Batman Arkham Asylum – ★★★★☆ (2009)

Recentemente adquiri a versão remasterizada do clássigo game do Cruzado Encapuzado, que traz dois games …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *