Página Inicial / Críticas / Crítica: ep. 15 de Attack on Titan revela plano de Zeke e tem final explosivo!

Crítica: ep. 15 de Attack on Titan revela plano de Zeke e tem final explosivo!

No ep. 74 (o penúltimo da última temporada) de Shinjeki no Kyojin tivemos revelações sobre o passado de Zeke e entendemos como sua infância teve grande influencia na sua visão pessimista sobre a vida e entendemos também sobre seu plano, plano este que Eren está concretizando.

O episódio começa numa cena onde Zeke é visto com seus pais revivalistas. Os pais do menino começam a apresentar como o mundo afora é vasto e pode ser incrível, incutindo nele o espírito de liberdade. Nessa introdução, um marleyano humilha o casal, que são eldianos e vistos como demônios. Uma fala  desse marleyano é que esses eldyanos não  param de se reproduzir e encher o mundo desses demônios, sofrendo e fazendo a todos sofrerem. Podemos entender como essa fala teve influência na infância do pequeno Zeke e em seu futuro plano. 

O episódio mostra como Grisha Jaeger educava seu filho de uma maneira totalmente diferente de como as crianças eram educadas naquela cidade; ao invés de educá-lo mostrando como as crianças eldianas carregavam de fato uma maldição e como mereciam pagar com sofrimento por tal marca, Grisha educava seu fiolho expondo essa manipulação e educando-o para lutar contra essa opressão. Os pais do jovem também o incluem no programa de treinamento para a herança do titã e assim o educavam. Os pais viam no filho uma possibilidade de alcançar seu sonho revolucionário e deixavam a parentalidade para trás, fazendo com que a criança sofresse com tal laço deturpado. Os pais inclusive deixavam Zeke à responsabilidade de seus avós para fazerem suas reuniões com o grupo rebelde, grupo este que também tinha o jovem como sua grande esperança, demonstrando o quanto de responsabilidade a criança carregava.

Shinjeki no Kyojin/Divulgação

Zeke não tinha vontade ou aptidão para guerreiro e o episódio demonstra através de várias falas como o garoto encarava tudo aquilo como uma responsabilidade, um dever imposto, com o qual não se identificava. Por causa do seu mal desempenho ele começa a ter problemas com seu pai, que não tinha tato para motivar o garoto na tarefa. Algumas cenas emotivas mostram Zeke invejando outras crianças que tinham a companhia de seus pais em brincadeiras e jogos saudáveis, enquanto seu pai trazia para ele como forma de diversão os estudos e treinamentos. Não bastasse toda a pressão que o garoto era exposto, ele ainda escuta de Grice comentários de que ele não serviria para herdar nenhum titã e de como era inapto para a tarefa para a qual fora designado.

No meio desta trama surge um personagem chamado Tom, um cientista que estudava a ciência titã e que era o atual portador do Titã Bestial. Tom revela que se sente inútil na guerra e que sua aptidão era nas ciências. Ele fala para Zeke que se tornou titã para poder aprender sobre a verdade de Ymir Fritz, uma verdade não revelada. A relação de Tom com Zeke se mostra uma relação de natureza paterna, uma vez que ele viu que Zeke era um menino triste e precisando de atenção. Eles criam uma afeto mutuo, onde Tom via em Zeke seu filho morto pela própria mãe e Zeke enxergava nele um pai .

Shinjeki no Kyojin/Divulgação

A estória de Tom é revelada; ele fingia ser marleyano através de um disfarce para se relacionar com uma mulher marleyana. Seu disfarce , em determinado dia foi descoberto, levando esta mulher a tirar a própria vida e a matar seu filho com Tom, que por consequência também era eldiano, que segundo a concepção, era também herdeiro do demônio. Tom revela então que entrou para o treinamento e recebeu o titã para evitar que tirasse sua própria vida. Podemos entender sua escolha como um suicídio adiado, uma vez que os portadores de titãs tem sua vida encurtada.

Shinjeki no Kyojin/Divulgação

Zeke é expulso do treinamento de guerreiros e ainda pede para voltar para treinamento para não decepcionar seus pais, mas volta a fracassar no treinamento e notar o desapontamento deles, piorando ainda mais a natureza de sua relação. Enquanto Grisha fica transtornado pelo fracasso de seu filho, Tom tem uma reação muito mais natural e alivia para Zeke seu mal desempenho. No fim do episódio nos é revelado o motivo pelo qual Zeke acaba entregando seus pais, ele ouve uma conversa sobre o exercito ter descoberto sobre as reuniões de seus pais e a localização das mesmas e seus planos para assassiná-los. Zeke tenta convencer os pais de pararem com isso pois estão pondo em risco sua própria vida e acabarão morrendo como sua própria irmã havia morrido. 

Tom fica desesperado em saber da possibilidade da morte de Zeke e usou da sua influência sobre ele para fazer com que o menino entregasse os próprios pais e acaba o manipulando para assim fazer, enfatizando que essa era a única maneira de se salvar e salvar também os avós que nãotinham nada a ver com esse plano revolucionário. Zeke então acaba escolhendo agora seguir aquele que havia sido sua figura paterna e exercido tanta influencia sobre ele, Tom.

Ao entregar os próprios pais, Zeke ganha a confiança e prestigio do exército, o que provavelmente faz com eque ele seja escolhido para herdar o Titã Bestial.  Zeke cresceu vivenciando problemas entre pais e filhos, ouvindo sobre a maldição que é dar continuidade a uma linha de sangue, que eldianos não deveriam se multiplicar e vendo o problema que tom teve com seu próprio filho e talvez a partir disso comece a pensar que a melhor solução e a melhor libertação seria nem mesmo nascer. Em flashback , numa conversa com Eren, Zeke fala como encara a morte de pessoas que morreram após serem transformadas em titãs como uma libertação e também como acha que libertou até mesmo os filhos desses que nunca nascerão. 

Shinjeki no Kyojin/Divulgação

Zeke finalmente revela seu plano de eutanásia, uma vez que Tom revela que o Titã Fundador tem também o poder de alterar a composição dos corpos dos eldianos. Isso é revelado pelo conhecimento de que todos os eldianos sobreviveram a uma praga mortífera, ou seja ficaram imunes através do poder do Titã Fundador de fazer com que sejam imunes. O plano de eutanásia se baseia na esterilização de todos os eldianos, assim todos seriam impedidos de se multiplicarem através deste poder de alteração da composição corporal. 

Da mesma forma como Eren teve de devorar seu pai para que adquirisse seu titã, é revelado que Zeke também devorou Tom para herdar o Titã Bestial. Um diálogo entre Reiner , Bertholdt e Zeke mostra como ele acabou tendo  conhecimento sobre Eren, um garoto portador do Titã Fundador, e é nesse momento que Zeke tem conhecimento que seu pai teria sobrevivido e ele tem um meio irmão portador do titã que estava em busca.  Zeke acredita que Eren também esta sofrendo da manipulação que sofreu de seu pai e agora assume o objetivo de libertá-lo dessa manipulação. 

O episodio termina com cenas atuais de Levy levando Zeke numa carroça, preso a uma lança do trovão, enquanto Zeke está revendo todas as memórias que são apresentadas nesse episódio em forma de flashbacks. Zeke propositalmente explode a lança, que acaba jogando Levy a uma grande distancia, destruindo a carroça e queimando o cavalo que a levava. O fim impactante do episódio não revela o que aconteceu com Zeke e nem com Levy.

Shinjeki no Kyojin/Divulgação

Sobre Emerson Dutra

Um psicólogo que tem o mundo nerd como seu guarda roupa para atravessar para uma Nárnia que é mais divertida, interessante e justa que nossa realidade compartilhada.

Você pode Gostar de:

Crítica | Com “Rebel Moon 2”, Snyder esboça um futuro promissor

“Rebel Moon Parte 2: A Marcadora de Cicatrizes” é uma exploração mais profunda do universo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *