Anatomy of a Scandal é o novo thriller político da Netflix que começa com o ministro de Rupert Friend, James Whitehouse, envolvido em um caso lascivo com um de seus colegas de trabalho. No entanto, a história da minissérie muda abruptamente quando o político é acusado de má conduta sexual.
Ao longo de seis episódios, a verdade é lentamente desvendada por sua esposa Sophie (Sienna Miller), que está dividida entre ficar ao lado do marido e acreditar em seu acusador. Michelle Dockery também aparece no drama repleto de estrelas criado pelo showrunner de Big Little Lies, David E. Kelley.
Todos os seis episódios da minissérie já estão disponíveis na plataforma, e alguns podem estar se perguntando se o programa é baseado em fatos. Embora possa lembrar algumas manchetes de jornais britânicos, a história de Anatomy of a Scandal é fictícia. A minissérie é adaptada do romance best-seller de Sarah Vaughan com o mesmo nome. Publicado em 2018, segue um caso nos corredores do poder que se torna o catalisador para descobrir um erro judicial maior.
No entanto, apesar de ser uma obra de ficção, Vaughan contou como ela foi muito inspirada por seus anos relatando histórias como a contada em Anatomy of a Scandal. A autora trabalhou como repórter da corte e jornalista política por vários anos antes de escrever seu romance, cobrindo vários casos notórios e escândalos políticos.
A escritora falou mais sobre isso em um artigo para a livraria britânica Waterstones, ela disse que cobrir vários casos criminais de alto perfil, incluindo o inquérito sobre o assassinato de Stephen Lawrence, bem como o suicídio do ex-inspetor de armas Stephen Kelly, formou sua visão sobre o sistema criminal.
Vaughan também explicou que a principal motivação para o romance veio de cobrir Westminster como correspondente político por vários anos. Ela disse: “Enquanto os tribunais e as investigações de assassinato me ajudaram a escrever um thriller, foi ao me tornar uma correspondente política que me tornei ainda mais consciente do poder, privilégio e direito – todas as questões no coração de Anatomy of a Scandal … vi como os escândalos sexuais envolvendo políticos estouraram e se desenrolaram.”
Houve inúmeros casos que podem soar parecidos com a história de Anatomy of a Scandal, e essa semelhança foi uma parte fundamental da adaptação dessa história para a tela, especialmente quando se tratava de transmitir o funcionamento interno do sistema de justiça criminal. Em um artigo para a Harper’s Bazaar, o elenco compartilhou como eles trabalharam em colaboração com um advogado criminal experiente para garantir que as ramificações do sistema legal fossem descobertas.
Para Vaughan, também há algo verdadeiro que está no cerne de Anatomy of a Scandal: a desconfiança das pessoas no governo. Ela disse à publicação como sente que isso é algo que ainda está presente no sistema político do Reino Unido, assim como no mundo todo. Ela acrescentou: “É muito legal da parte de Boris Johnson e do governo estarem fazendo tanta publicidade para nós. Barnard Castle, partygate, essa suposição de que o atual governo pode simplesmente quebrar as regras tão implacavelmente … É um pouco estranho como tudo se encaixa perfeitamente a apresentação.”
Anatomy of a Scandal está disponível em 6 episódios na Netflix.