
Eu (assim como outros entusiastas) abandonei Loki logo no primeiro episódio. E, depois de ler tantas críticas negativas, resolvi voltar para a série e ver se é tão ruim como estão falando por aí (aproveitei para conferir se é tão boa quanto falam também).
A chegada da Sylvie ou Lady Loki (Sophia Di Martino) oferece aquele sopro de vida que a série precisava, ela é que tira a atenção dos easter eggs e da trama lenta dos primeiros episódios- focados em ambientar o espectador e apresentar os personagens (e oferecer fan-service). É a partir disso que temos o desenrolar da trama, as conspirações que cercam a AVT e a evolução de Loki (Tom Hiddleston), que deixa de ser o personagem cômico e ganha ares mais sentimentais.
E se Sylvia foi um sopro de vida, o “Lokiverso” foi o primeiro passo para a diversão desenfreada. O final do episódio 4, na cena pós-crédito, Loki se depara com outras versões de si, o Classic Loki (Richard E. Grant), Kid Loki (Jack Veal), Boastful Loki (DeObia Oparei) o Loki jacaré. E essas aparições, além de favorecer os teóricos de plantão, serviram para a série destacar o lado “humano” do deus da trapaça, com alguns diálogos introspectivos no ep.5, bem como para preparar o terreno para algo maior.
A AVT tem um ambiente onde “joga” tudo que pode criar uma ramificação na linha do tempo, e é lá que estão os Lokis (e o Moebius, interpretado por Owen Wilson). O episódio 5 se passa quase todo nesse ambiente caótico protegido por ALioth – há uma cena com o Classic Loki que faz valer o episódio.
E esse episódio tem a melhor cena da série até agora, que é uma luta de Loki contra Loki, onde, curiosamente, nosso Loki não se envolve. E algumas falas que parecem não ter peso são fundamentais nesse episódio, mas a maior delas é a que faz Loki (o nosso Loki) entender que é mais poderoso do que parece.
A série tropeçou aqui e ali, mas está com uma reta final incrível, se você não assistiu aos outros episódios, esse é o momento certo para maratonar a série e se preparar para o último episódio. Loki é uma produção canônica Marvel, isso quer dizer que, em alguma escala, seus eventos refletirão nos próximos filmes do UCM.
Loki está disponível na plataforma Disney+.
Se você se interessa pelo universo do deus da trapaça, que tal ter algumas das suas histórias em HQ na sua coleção? Cliquei aqui e aqui para saber mais.