Página Inicial / Notícias / Bono Cultural Joven dará 400 euros para jovens gastarem com cultura na Espanha

Bono Cultural Joven dará 400 euros para jovens gastarem com cultura na Espanha

(Reprodução)

Jovens nascidos em 2004 na Espanha têm até o dia 15 de outubro para pedir o recebimento do Bono Cultural Joven, uma iniciativa do governo de Pedro Sánchez, do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), com cerca de 3 mil empresas cadastradas, que vai oferecer 400 euros para eles adquirirem e usufruírem de produtos e atividades culturais. O incentivo vale para filmes, livros, músicas, videogames e experiências no campo artístico, seja em formato físico ou digital.

Segundo o El País, o bônus consiste num cartão virtual pré-pago com disponibilidade para uso em determinadas lojas. O benefício será dividido em três partes, que são:

  • 200 euros sejam voltados especificamente para artes performativas (teatro, show, cinema, museu, biblioteca, exposição e festival cênico, literário, musical ou audiovisual)
  • 100 euros para produtos físicos (livros; revistas, jornais ou outros periódicos; videogames, partituras, discos, CD, DVD ou Blu-ray)
  • 100 euros para produtos digitais (plataforma de assinatura de música, de leitura, áudio-leitura e audiovisual, compra de audiolivros, de livros digitais, podcast, videogames, assinatura digital de jornal, revista etc).

A expectativa é que cerca de 500 mil pessoas sejam beneficiadas pelo programa em 2022. Os jovens contemplados agora terão um ano de prazo para utilizarem a quantia oferecida.

“Queremos que os jovens celebrem sua maioridade de mãos dadas com a cultura. Queremos novos espectadores, novos leitores, queremos gerações futuras com muita fome de cultura” disse o ministro da Cultura espanhol, Miquel Iceta, no Museu de Belas Artes de Valência.

No site do programa, o governo explica que o objetivo do bônus não é apenas oferecer a quem completa 18 anos “um impulso econômico para descobrir e desfrutar da cultura”, mas também “revitalizar e dinamizar o setor cultural na Espanha, fortemente atingido durante a pandemia”.

“Esta iniciativa representa um investimento de 210 milhões de euros e um apoio determinado do Governo de Espanha ao setor cultural, gravemente prejudicado pela pandemia, e que sabemos que ainda está a recuperar. Além disso, procura reforçar a fruição cultural entre os jovens, consolidar hábitos e permitir-lhes descobrir novas experiências e disciplinas” afirmou Iceta.

Sobre Carlos Valim

Apaixonado por cultura pop. Aprendendo a escrever críticas menos emocionadas. Professor de História e fundador do GS.

Você pode Gostar de:

Tom Hanks questiona relevância dos filmes de super-heróis: “qual o objetivo?”

Tom Hanks, um dos atores mais respeitados de Hollywood, expressou recentemente seu cansaço em relação …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *