Na noite desta terça-feira (24), o vice-presidente de comunicações dos canais Adult Swim, Cartoon Network e Boomerang, Mairie Moore, anunciou por meio de um comunicado oficial à imprensa que Justin Roiland, cocriador de Rick Morty, está sendo afastado do desenvolvimento da animação por conta das acusações de abuso e violência doméstica contra ele.
“O Adult Swim encerrou sua associação com Justin Roiland. Rick & Morty vai continuar. A talentosa e dedicada equipe segue trabalhando arduamente na 7ª temporada” disse Moore. A nota foi publicada também no Twitter da série.
— Rick and Morty (@RickandMorty) January 24, 2023
Roiland além de ser um dos criadores, também era responsável por dublar os personagens principais da série e outros personagens secundários. Segundo fontes internas, a partir de agora, Dan Harmon será o único showrunner da série e as vozes de Rick e Morty serão reformuladas.
Vale lembrar que, segundo informações levantadas pela NBC News, Roiland foi acusado em 2020 de agressão corporal, cárcere privado, ameaças, violência psicológica e fraude. O ator e roteirista alegou ser inocente de todas as acusações. Ele chegou a ser preso, mas foi liberado após pagar a fiança de U$ 50 mil.
Por fim, a Adult Swim encomendou cerca de 70 episódios de Rick & Morty e até o momento, nem metade dessa encomenda foi desenvolvida. A expectativa é que a série dure até a sua 10ª temporada.