A BioWare também divulgou uma análise das melhorias visuais do Mass Effect Legendary Edition.
A BioWare lançou um trailer comparativo de Mass Effect Legendary Edition 4K mostrando as melhorias visuais que você pode esperar quando ele for lançado no próximo mês.
No trailer, todos os nossos personagens de Mass Effect passaram por reformas impressionantes, incluindo a versão feminina de Shepard (cujo rosto inteiro parece diferente) e Garrus, cujas cicatrizes de batalha parecem ainda mais reais (e mais dolorosas). Até o Mako parece melhor, o que é apropriado, já que sabemos que a BioWare garantiu que ele funcionará melhor no Mass Effect Legendary Edition. Confira o vídeo:
A BioWare detalha exatamente o que mudou com a remasterização do Mass Effect Legendary Edition e como isso foi alcançado. O desenvolvedor se concentrou em três pilares principais para a remasterização: construir a fundação, modernizar e reconstruir mundos. Construir a base foi a fase um da BioWare e envolveu a identificação e catalogação de cada ativo da trilogia, que é são bem mais de 30.000 texturas individuais. Depois de reunir todos os recursos, a BioWare aumentou os limites do mecanismo de tamanhos de textura e incorporou técnicas de compressão de textura mais modernas antes de melhorar os recursos manualmente.
Depois disso, a equipe passou para o que eles chamam de “desenvolvimento em escala real”, que envolvia trazer a equipe de arte a bordo e focar no Mass Effect original, que precisava de mais trabalho. A BioWare compartilhou alguns recursos como personagens e adereços entre os jogos, mas teve que se certificar de que o compartilhamento não “aplainasse o sentido da passagem do tempo” e que nenhum logotipo da SR2 da Normandia acabasse no peito dos membros da equipe SR1 da Normandia. A BioWare se concentrou fortemente em “aumentar o senso de realismo”, melhorando texturas como plástico, tecidos e metais. A equipe também “dedicou uma quantidade significativa de tempo para melhorar a pele, o cabelo e os shaders de olhos em toda a trilogia”. A trilogia remasterizada também incluirá novos efeitos de partículas ambientais, como rastros de fumaça, faíscas e flashes em armas.
O terceiro pilar da edição do Mass Effect, reconstruir mundos, envolveu a BioWare em fazer melhorias mais amplas nos mapas e recursos do jogo, como comparar níveis com sua arte conceitual original. Alguns níveis foram pintados pelo diretor de arte da trilogia Mass Effect, Derek Watts, que preencheu cenários e reformulou a iluminação. Claro, Mass Effect Legendary Edition também terá inúmeras mudanças de qualidade de vida, incluindo melhorias na consistência da interface do usuário e um Mako mais fácil de dirigir.
Mass Effect Legendary Edition será lançado para Xbox One, Xbox Series X|S, Playstation 4, Playstation 5 e PC no dia 14 de maio.