Depois da acusação de plágio de alguns personagens e cenas de Resident Evil Village com o filme Frankenstein’s Army, a discussão sobre o que é inspiração e o que é plágio ganhou espaço nas redes sociais. Pensando nisso listamos 10 casos de inspirações nos videogames que podem ser, ou não, cópias.
Nesta lista não listamos inspirações em eventos reais, pois jogos como GTA e Assassin’s Creed se valem muito disso, mas listamos algumas pessoas que foram “plagiadas” nos videogames.
As capas de videogames, em tempos sem internet, tinham que ser apelativas para atrair o público, mas algumas extrapolaram a criatividade e a inspiração, como é o caso de várias capas da franquia Contra.

Como esta capa de Contra que tem elementos de diversas obras cinematográficas dos anos 80, como Rambo, Duro de matar e da franquia Alien, de Alien, o 8° passageiro.

E o personagem Rambo é constantemente “homenageado” na franquia Contra, já que o ator Silvester Stallone estava no auge nos anos 80/90.

E nessa capa aqui, temos o ator Arnold Schwarzenegger no papel de Dutch, do filme Predador. E ao fundo, um xenomorpho da franquia Alien.

E o a franquia Contra não parou por ai, veja esta capa de Supercontra:

E agora a capa de Rambo 2, percebam que nem a frase foi muito alterada.
E outra capa que, levou um pouco além do esperado, a “inspiração” foi o jogo RoadRaider, do Commodore 64.

E se você não pegou a referência:

Em essa cena é referenciada na franquia Fallout, que faz muitas referências e homenagens aos filmes da série Mad Max.

Ainda falando de Mad Max, os vilões do segundo filme foram “inspirações” para os raiders de Fallout 3:

como podemos ver, o visual que mescla algo apocalíptico com uma pitada de sadomasoquismo foi replicado nos vilões de Fallout 3:

Esses casos não geraram problemas para a desenvolvedora ou publisher do jogo, mas existem casos que termiou em brigas judiciais como é o caso da Lindsay Lohan contra a Rockstar.

E a ação contra a Rockstar terminou em uma vitória para a empresa.

Prevendo problemas, a Capcom, lá no final dos anos 80, alterou o nome de um dos seus personagens do jogo Street Fighter 2 para não causar problemas com o boxeador Mike Tyson, a inspiração para o personagem M. Bisom, que virou Balrog aqui no ocidente.

O personagem boxeador da franquia Street Fighter foi inspirado em um dos maiores boxeadores da época, até o cenário é um cenário que representa Tyson.

E nesse caso, vemos que o boxeador até encara como uma homenagem, como vemos nessa foto:

Outro lutador, que também é ator, que foi “inspirado” para a criação de um personagem de videogame foi Steven Seagal, que foi um dos principais nomes dos filmes de ação dos anos 90.

Que inspirou o personagem Robert Garcia do King of Fighters 97.

E hoje o personagem é “inspirado” no ator Orlando Bloom:

Veja:

E para fechar, deixaremos esta capa do jogo Ikari Warriors, com vocês já sabem quem de inspiração: