O criador de Sonic, Yuji Naka, deixou a Square Enix, aparentemente devido ao fraco desempenho de seu último jogo de plataformas, Balan Wonderworld.
Identificado inicialmente pelo usuário do Twitter Nintendeal, Naka atualizou seu emprego no Facebook que havia deixado a Square Enix em 30 de abril deste ano. Mais tarde ainformação foi verificada pela IGN, que confirmou que ele não estava mais na empresa.
Yuji Naka, Writer and Director on Balan Wonderworld, is apparently no longer employed at Square Enix pic.twitter.com/Xo6vtByVP4
— Nintendeal (@Nintendeal) June 4, 2021
Não está claro se a decisão foi de Naka ou não, mas a saída vem apenas um mês após o lançamento de Balan Wonderworld, que provavelmente teve um papel importante. O jogo não teve um desempenho particularmente bom em certos aspectos. O jogo de plataforma atualmente tem 36% de aprovação dos críticos do Metacritic e vendeu muito mal em algumas regiões.
Yuji Naka entrou na Square Enix em 2018 e fundou a desenvolvedora interna Balan Company, que foi criada especificamente para fazer o jogo de plataforma. Havia esperança de que o designer de Sonic pudesse recapturar um pouco dessa magia, mas isso não se concretizou, infelizmente.
Não está claro o que será de Naka, embora ele ainda esteja listado trabalhando com Prope, a desenvolvedora que ele começou em 2006 após deixar o Sonic Team. O estúdio lançou muitos jogos para celular, mas também títulos como Digimon All-Star Rumble em 2014 e Rodea the Sky Soldier em 2015. Desde que ele entrou para a Square Enix, a empresa tem estado aparentemente adormecida.