Página Inicial / Críticas / Crítica: A Lenda de Vox Machina – 1ª Temporada – ★★★★★ (2022)

Crítica: A Lenda de Vox Machina – 1ª Temporada – ★★★★★ (2022)

(Reprodução)

A Amazon apostou em uma nova animação neste começo de ano que pegou muitos de surpresa, tanto por sua temática diferenciada quanto pela qualidade visual. A Lenda de Vox Machina mistura elementos de RPG com fantasia de forma graciosa, entregando um resultado sensacional e muito imersivo. A aventura começa com um grupo de aventureiros beberrões conhecidos como Vox Machina, aceitando trabalhar para o Rei e se envolvendo em uma missão de vingança pessoal de um de seus companheiros. A trama tem um desenvolvimento extremamente agradável e divertido, os diálogos são muito bem construídos, principalmente as incontáveis discussões entre os protagonistas. As cenas de ação são bem violentas, algo bem interessante para aqueles que curtiram o estilo de animação de Invencível. A todo instante você tem a impressão de estar vendo uma partida de RPG acontecer em forma de animação, algo que me agradou muito.

A história não é complexa, na verdade ela é até bem simples, mas o modo como a produção opta por desenvolvê-la é que está o acerto. A trama em si segue diversos padrões de produções de fantasia já conhecidos, mas ao apostar em seguir uma narrativa que se assemelha em muito com um RPG, as coisas ganham um rumo pra lá de divertido e imersivo. Nenhum episódio é chato, em cada um você consegue encontrar um momento único. E esses momentos são muito bem dosados, com cenas ótimas de piadas, momentos de tensão, suspense e até mesmo de romance entre os personagens do grupo. Assim como nós, o grupo também não se conhece direito, o que torna a sensação de acompanhar seu desenvolvimento muito interessante e divertida. Nesta primeira temporada, vemos ser explorada com mais profundidade a história de um dos protagonistas, no qual todos se unem para ajudá-lo em sua missão de vingança e com isso, vamos conhecendo um pouco mais de cada um. A história é, sem dúvida, muito bem contada, quem gosta de RPG com certeza irá se identificar com algo na animação.

Com uma história bem elaborada de plano de fundo, os personagens apenas deslizam nas teias do roteiro com maestria. Cada personagem é interessante a sua maneira e representa bem os esteriótipos das classes mais famosas de todo RPG de mesa. As cenas mais hilárias são protagonizadas pelo bárbaro Grog e pelo bardo Scalan, com certeza você irá rir muito com os excelentes diálogos dos dois e seus momentos cômicos. Os irmãos elfos Vex e Vax são bem interessantes e misteriosos, com uma história pouco comentada, o que nos deixa com certa curiosidade com o que será elaborado sobre eles. Pike é a clériga do grupo, muito amiga de Grog, ela passa por um momento de superação durante a primera temporada, com um retorno épico nos últimos episódios, é certo até dizer que o grupo não teria conseguido sem ela. Keyleth é, sem dúvida, uma das minhas preferidas da animação, ela é espirituosa e carrega uma enorme responsabilidade em sua missão, que vamos descobrindo aos poucos através dos episódios. Já o personagem que mais me marcou é, sem dúvida, Percy, o protagonista da história de vingança da primeira temporada. O desenvolvimento dele é incrível e sua trama é envolvente, um personagem muito interessante que me cativou, assim como todos os outros. Já os outros personagens que aparecem na trama, como os vilões, também são bem elaborados, embora nem tanto quanto se poderia gostar, mas nada que atrapalhe o desenvolvimento, afinal o foco é o grupo de amigos e suas tramas pessoais, que vão sendo expostas ao longo dos episódios, embora algumas foram deixadas para as próximas temporadas, o que muito me agradou.

Quanto a qualidade da animação, é impossível não gostar, o visual é sensacional e tem momentos muito bem elaborados. As lutas tem uma fluidez ótima, o que lembra a todo instante a animação de Invencível. Há bastante violência nas cenas de ação e isso é bem empolgante, nada muito exagerado, pelo contrário, em alguns momentos é usado com um tom mais cômico. Os desenhos são bonitos e bem acabados, tanto dos personagens quanto dos cenários, que são muito bem caracterizados, preenchidos com características que ajudam na imersão, algo muito importante para a construção de um RPG. Talvez o que tenha me incomodado um pouco é a mescla entre o 2D e o 3D, que nem sempre é agradável, principalmente na luta contra o dragão nos primeiros episódios, ali da pra perceber que destoa um pouco da beleza dos traços do resto da animação. Mas esses momentos são mínimos, o que não atrapalha em nada o resultado final.

A Lenda de Vox Machina é sensacional, uma animação obrigatória para todo jogador de RPG de mesa. A Amazon acertou em cheio nessa produção, o resultado final é impressionante. A trama, embora simples, é imersiva graças ao grupo de protagonistas, que são construídos com maestria, dignos de um RPG. Você irá se divertir com as confusões que os personagens se envolvem, e até mesmo se emocionar com o rumo de suas histórias, um prato cheio para quem curte animações em geral. Valendo lembrar que a produção é baseada em um canal do YouTube.  A Lenda de Vox Machina está disponivel com sua 1ª temporada no Prime Vídeo, com 12 episódios de 25 minutos aproximadamente.

Sobre Carlos Valim

Apaixonado por cultura pop. Aprendendo a escrever críticas menos emocionadas. Professor de História e fundador do GS.

Você pode Gostar de:

Crítica | Com “Rebel Moon 2”, Snyder esboça um futuro promissor

“Rebel Moon Parte 2: A Marcadora de Cicatrizes” é uma exploração mais profunda do universo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *