Bem-Vindos à Vizinhança é a nova minissérie de Ryan Murphy (American Horror Story), com uma proposta pra lá de diferente da que estamos acostumados a ver Murphy se envolver. Ao contrário de suas outras produções, essa não contém violência nem nada do tipo. Na minissérie vamos explorar a chegada de um casal em sua casa dos sonhos e o início do que seria o pesadelo em suas vidas.
A forma como a trama é desenvolvida é muito satisfatória, pois me manteve envolvido com a história do começo ao fim, aguardando ansiosamente pelo desfecho que a narrativa teria. A forma como Murphy constrói a tensão que rodeia a família é muito bem realizada, nos deixando o tempo todo tensos com a situação, sempre a espera do pior.
O casal Nora e Dean Brannock compram a casa dos seus sonhos, muito espaçosa e aconchegante, tudo que a família sempre quis. Tudo estava perfeito na vida da família, até que começam a receber cartas pelo correio de um estranho que se autointitula “O Observador”. O sujeito passa a descrever sua obsessão pela casa e começa a questionar os novos donos sobre a sua história. A partir disso, começa a criar um ambiente de extrema tensão, com ameaças e suspeitas que vão pertubar a vida dessa família. A maneira que Murphy vai alimentando o mistério por trás dos acontecimentos é extremamente envolvente, colocando os personagens para tentar desvendar esse mistério a todo custo, a medida que a reforma da casa e os vizinhos vão deixando o casal cada vez mais pertubados com as possibilidades.
A analogia da casa como um patamar que se pode chegar na vida bem sucedida é muito bem construída, nos revelando aos poucos o preço que se paga por estar cada vez mais envolvido pela ganância. Vemos a vida desse casal ser completamente transtornada graças a insistência do misterioso sujeito na sua casa. As suspeitas começam a corrompê-los e levá-los a insanidade, descontando suas inseguranças na própria família.
As atuações da minissérie deixam um pouco a desejar, mas cumprem bem o seu papel e conseguem alimentar esse clima sombrio de suspeitas e incertezas que ronda a trama. Naomi Watts está muito bem como Nora Brannock, uma dona de casa que se sente cada vez mais reprimida pelo marido que passa a surtar com os acontecimentos. O marido de Nora, Dean Brannock é interpretado por Bobby Cannavale, que também entrega um bom personagem. Podemos ver na performance do ator o quanto a situação toma conta de sua sanidade, o levando a completa paranóia a respeito das cartas. O restante do elenco cumpre bem o seu papel na trama, com personagens que tem a sua importância para o desenvolvimento dos acontecimentos. Conforme a trama avança e as suspeitas acerca do Observador vão surgindo, todos os personagens passam a ser suspeitos, e os motivos de cada um vão sendo revelados aos poucos.
A maneira como Murphy conduz as cenas é bem o seu estilo, alimentando o mistério e nos deixando completamente envolvidos com a proposta. O diretor sempre soube como antecipar o terror, graças a sua experiência com o gênero. Mas aqui, foi preciso mais do que isso para deixar o clima da série interessante. O jeito como ele conduz as cenas e avança a narrativa é bem acertado, usando de elementos mais neutros, mas que ainda assim carregam o peso da trama. Os cortes da casa são sempre avassaladores, exaltando a opulência da construção e a maneira como isso esmaga os personagens. Mesmo sem os elementos de terror típicos das produções de Murphy, ele consegue entregar um resultado diferente e bem interessante,
Confesso que dei play na série esperando algo mais para o terror, porém, fui surpreendido por uma trama bem sólida e envolvente, que me manteve preso do começo ao fim. Bem-Vindos à Vizinhança é uma minissérie diferente e com uma proposta bem interessante. A narrativa é bem amarrada, com um mistério que chega a incomodar de tão cabuloso que é. O elenco soube trabalhar com os personagens e entregou um resultado positivo nas performances, que contribui para tornar a experiência envolvente. Mesmo fora de sua zona de conforto, Murphy entrega ótimos cortes e cenas bem impactantes, que funcionam bem para tornar a trama cada vez mais misteriosa. Se você gosta de um bom mistério e de ver pessoas enlouquecendo para resolvê-lo, essa minissérie merece o seu tempo.
A primeira temporada de Bem-Vindos à Vizinhança está disponível na Netflix.
https://www.youtube.com/watch?v=Ky7TZmHaMwk