Child of Kamiari Month é uma animação dirigida por Takana Shirai, distribuída pela Netflix, contando a história de Kanna, uma garota que um ano após perder sua mãe, em um momento traumático, descobre que ao usar a pulseira da mãe, é capaz de ver os deuses e deixar o tempo extremamente lento. Agora incumbida da mesma missão que sua mãe realizava, ela tem que reunir oferendas de todos os deuses para iniciar o festival dos deuses.
A trama é leve, mesmo abordando temas como luto e depressão, ela é totalmente voltada para um público mais infantil, Kanna tem duas companhias ainda, a coelha Shiro e o demônio Yasha, todos os personagens são bem carismáticos, muito da história vem da relação que todos eles têm, e como Kanna descobre mais de sua mãe através do conhecimento prévio deles. Já a história contada, ela sofre de uma falta de ritmo muito grande, entre replicar um clima de aventura e contar a história (que soa interessante), ela não consegue criar uma transição que crie um ritmo satisfatório, soa desconjuntado em muitas das cenas de aventura, e algumas das interações são repetições do que já havia sido dito antes.
Visualmente o filme é lindo, mesmo não replicando a arte de Ghibli, muitos dos momentos são inspirados nos filmes do estúdio, como os momentos mais contemplativos ou aqueles momentos de pura magia em tela, mas infelizmente o filme acaba pesando a mão nesses momentos, seja pela falta de vida que o filme carrega na sua paleta, seja incontáveis cenas de momentos que eram pra ser mágicos, mas por repetidas a extensão, se tornam monótonas. O filme acaba somente se tornando um belo frame, mas sem muito a dizer. Ainda sim tem momentos que chocam pela beleza, mas que acabam apagados pela monotonia de repetições das outras cenas.
Um atrativo é como a cultura oriental é representada, pois aqui os deuses são personagens essenciais para a história. Enquanto um filme infantil, ele serve para apresentar para as crianças como aquela cultura funciona e de como ela é bela. Claramente pensada para um público japonês, mas para quem está querendo ensinar mais para seus filhos a cultura asiática, seja por ser asiático ou por simplesmente querer ensinar mais sobre outras culturas para as crianças, esse filme serve como complemento, uma vez que muitos deuses são apresentados ou somente representados visualmente, além da própria cultura japonesa ser uma constante no filme.
Como animação, ela é ótima para um público novo, mas muitas vezes esse público vai estar junto dos seus pais. Mesmo que muitos pais deixem a criança somente assistindo em frente a Netflix, outros preferem acompanhar, e os jovens que vão assistir por puro interesse provavelmente irão se cansar. Animações a muito tempo deixaram de ser um entretenimento focado somente no público infantil, mas infelizmente alguns estúdios não parecem ter conhecimento ou simplesmente ignoram esse detalhe.
Como uma obra audiovisual, infelizmente ele tem muitos problemas, seja a falta de ritmo, cenas que não movem o filme ou um apelo visual vazio, porém muito provavelmente crianças pequenas irão adorar, seja pelos momentos fofos e personagens carismáticos. Não é nenhum filme que você normalmente assistiria, mas caso você tenha um filho e quer ensinar mais sobre cultura japonesa pra ele ou simplesmente deixar ele matando o tempo assistindo algo, Child of Kamiari Month serve muito bem a esse propósito.