
Uma família de negros lutando para ascender social e financeiramente através do esporte em uma região do os Estados Unidos conhecida pelo preconceito e pela violência. Para isso contam com um pai determinado a fazer de suas filhas campeãs em um esporte elitista e de difícil acesso aos mais pobres.
Esse poderia, facilmente, ser a sinopse do filme dirigido e brilhantemente estrelado por Will Smith, entretanto a história não ser bem e foi isso que me deixou muito em dúvida sobre o que e como escrever assim que terminei de ver o filme.
Que King Richard é um bom filme isso é inegável, com destaque para as atuações de Will Smith (Richard Willians) e Aunjanue Ellis (Brandi Willians) e não por acaso são postulantes ao Oscar, assim como a canção Be Alive de Beyoncé. Entretanto, o filme se perde, a meu ver, em querer mostrar a violência racial em momentos inadequados como no momento da comemoração do primeiro título de Vênus em que o foco está na TV onde temos a cena de policiais espancando Rodney King (cena que desencadeou o episódio conhecido como Os Distúrbios de Los Angeles em 1992).
Como disse anteriormente, e o que me deixou em dúvida sobre o que escrever é o outro lado da história, que também é apresentado no filme, e me fez pensar: se Vênus e Serena não tivessem obtido sucesso Richard poderia ser retratado da maneira que foi (um pai cuidando de sua família)? Afinal ele escreveu uma cartilha de mais de 70 paginas com um plano para tornar duas de suas filhas campeãs no esporte, o detalhe é que essa cartilha foi escrita antes mesmo delas nascerem. Outros pontos a se destacarem são seus treinamentos rigorosos (com utilização ate de vidro quebrado no fundo da quadra para evitar que as filhas recuassem), a proibição de relacionamentos e a mudança da família para uma região mais pobre e violenta afim de se criar uma mentalidade forte e vencedora.
Por esses motivos pensei muito sobre e como escreveria essa critica até porque acredito que tudo isso só foi possível por ele ter obtido exito em seu “projeto”.