Após uma primeira temporada envolvente e muito bem conduzida, a preocupação era de que pudesse ocorrer uma queda na qualidade. Mas para a minha feliz surpresa, a nova temporada de Superman & Lois é igualmente incrível, se não melhor que a estreia. Os elementos já estão mais desenvolvidos e o ritmo bem estabelecido.
Isso contribui para que a temporada seja bem diversificada, dando atenção a vários núcleos que ganharam espaço na temporada inaugural. Cada núcleo da série tem sua importância e, no final, todos se encontram para conduzir juntos o desfecho. A sensação ao assistir essa série traz algo de familiar, como se houvesse algo ali que já vimos antes, e isso é o que torna tudo ainda melhor.
A trama da segunda temporada segue um evento sombrio, que começa a ameaçar a paz em Smallville e no mundo. Do micro ao macro, a série faz um problema local se estender para uma consequência global, que poderia ser devastadora. Em meio a essa crise, veremos a família do Homem de Aço lidando não apenas com esses problemas, mas também com os problemas pessoais, como romances adolescentes, uso de drogas e a verdade sobre a identidade do Superman.
O modo como a trama da segunda temporada foi conduzida consegue prender nossa atenção nos eventos. os personagens tem bons desenvolvimentos e ganham um pouco mais de profundidade com as crises que enfrentam. Graças a esse desenvolvimento bem acertado aprendemos mais sobre cada um deles e vamos criando ainda mais afinidade.
Desde a primeira temporada podemos afirmar que as atuações da série são bem desenvolvidas, não só pela performance dos atores, mas também pela forma como o roteiro conduz as personalidades desses personagens, tornando a narrativa mais envolvente, ganhando-nos com o carisma de cada um. Tyler Hoechlin segue impressionando com sua forma de dar vida ao Homem de Aço. Minha opinião sobre sua atuação se mantém: é a melhor versão do Superman que temos. Hoechlin cria um ar de nostalgia e familiaridade que torna seu personagem extremamente carismático. O modo como o ator reproduz as características do herói é, sem dúvida, uma proeza de sua parte.
Elizabeth Tuloch também entrega tudo em sua versão de Lois Lane, que pela primeira vez nas obras que já vi sobre o herói, entrega uma personagem plausível, que deixa de ser a moça indefesa e assume um papel muito importante na família Kent. Os filhos do casal, Jordan e Jonathan, interpretados por Alexander Garfin e Jordan Elsass respectivamente, ganham um desenvolvimento muito melhor que na temporada inaugural. Nessa temporada os jovens já estão mais envolvidos com o papel e seus personagens tem momentos em que podem se desenvolver de forma mais apropriada, o que gera um clima novelesco de família que funciona muito bem.
Outro destaque para as atuações dessa temporada é a dupla de pai e filha Joh Henry Irons e Natalie Lane Irons, interpretados por Wolé Parks e Taylor Buck respectivamente, foram muito melhor desenvolvidos. A dinâmica entre os dois são acertadas, pela repercussão do trauma que tiveram e da maneira como lidam com ele. E por fim, a família de Lana Lang também ganha um espaço maior nessa temporada, o que acaba tendo um resultado bem positivo, e que pode ficar ainda melhor em uma próxima temporada.
Os efeitos dessa temporada também ganham um avanço bem considerável se comparados com a temporada inaugural. Há cenas de combate que são bem intensas, e vão impressionar pelo formato televisivo da série. Há boas performances gráficas na maior parte do tempo, com cenas tão icônicas quanto as que vimos antes. Ver os garotos aprendendo a lidar com seus poderes, Superman enfrentando um novo vilão, que pode ser um tanto bizarro e também uma participação importante de seu irmão, Tal-Rho, são pontos altos da temporada que fazem o dinheiro investido valer a pena. Eu já havia gostado da qualidade gráfica da primeira temporada, mas nessa me impressionei ainda mais.
Superman & Lois segue sendo, para mim, a melhor adaptação do Superman em live action que vi até o momento. A trama dessa temporada explora um lado sombrio que foi muito bem posto em cena, rendendo uma narrativa envolvente e muito cativante pelas formas como se desenvolve. As atuações seguem o padrão excelente de qualidade que vimos, e quando parecia que não poderia melhorar, as coisas melhoram ainda mais. Tyler e Elizabeth são os pontos altos do elenco, a versão dos persoangens que eles criam é, sem dúvida, muito cativante. O restante do elenco também não deixa nada a desejar, mantendo boas dinâmicas entre os personagens. A parte técnica e visual da série também são aprimoradas e ganham mais intensidade, com um investimento que parece ter sido maior, apostando em cenas ousadas para o formato. Se você gosta de histórias de herói e é fã do Superman, essa série merece muito o seu tempo, ela com certeza irá te impressionar.
A 2ª temporada de Superman & Lois está disponível na HBO Max.
https://www.youtube.com/watch?v=8Yd2HB_kBBQ