Página Inicial / Críticas / Crítica: Tico e Teco Defensores da Lei – ★★★★★ (2022)

Crítica: Tico e Teco Defensores da Lei – ★★★★★ (2022)

Reprodução

Tudo que Space Jam 2 não foi, Tico e Teco Defensores da Lei foi! Um filme que resgata a nostalgia, pipoca easter eggs, é divertido e faz dos memes da internet seu maior aliado.

Sem avisar e sem criar alardes, o filme chegou ao streaming da Disney como se fosse mais um reboot qualquer, mas de repente, um personagem que nada tinha a ver com os esquilos Tico e Teco, dominou tudo: o Sonic Feio – a versão descartada do filme do Sonic. O que era um meme, serviu como propaganda para o filme dos esquilos aventureiros. Mas não pense que o Sonic Feio é só meme no filme, ele tem momentos icônicos e importantes dentro da trama. 

Reprodução

E como o filme não é sobre um ouriço azul descartado e cancelado pela internet, os Defensores da Lei se mantém com tanta coisa boa, que assistir as quase duas horas de filme que mistura live action com animação, não é penoso (como em Tom e Jerry ou Pica-Pau), mas é divertido e interessante. Os primeiros minutos ambientam bem o espectador, contando a origem da amizade dos esquilos e mostrando que naquele mundo os personagens animados são “pessoas” como qualquer outra pessoa.

Depois da ambientação, o filme entra numa espiral de cinema Noir, com o sumiço de alguns personagens animados e com um dos personagens com “problemas com queijo”, uma alusão ao vício em drogas, que facilmente poderia ser usado em qualquer filme adulto. E com uma clara refência ao filme Watchmen.

E o filme segue mudando o tom diversas vezes, com cenas que lembram clássicos do cinema noir à cenas que são apenas recriações da animação clássica do Tico e Teco. E todo esse mix é cheio de personagens da Disney e de outras produtoras, que fazem o espectador ficar buscando na memória da onde são aqueles personagens.

Outro grande destaque é o vilão, que não vou falar muito aqui para não dar spoiler. A trama que envolve o vilão é genial em sua simplicidade, mas que não deixa a desejar. Defensores da Lei consegue levar diversão e simplicidade na trama, mas com muita riqueza no seu visual, variando entre personagens 2D, 3D e até bonecos de massinha, tudo isso cria um filme dinâmico e resultado de um trabalho impecável.

Tico e Teco Defensores da Lei é um filme que não teve seu merecido marketing, mas que compensa cada minuto, ainda mais para os caçadores de referências de plantão.

Sobre Dan Claudino

Professor de História, aspirante a podcaster e escritor. Viciado em cultura cyberpunk e jogos de ação.

Você pode Gostar de:

Crítica | The Boys – 4ª Temporada ★★★★☆

Encerrando com grande impacto, a 4ª temporada de “The Boys” foi bem polêmica. Com um …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *