Página Inicial / Críticas / Crítica: What if…? – ★★★★☆ (2021)

Crítica: What if…? – ★★★★☆ (2021)

Finalmente, o final – e que final! Depois de 9 episódios, chegamos ao fim da primeira temporada de What if…? a primeira animação da Marvel Studios, que faz parte do MCU de forma canônica. 

What If...? | Leia o recap do 9ª episódio, finale da temporada
Reprodução

Repetindo Avengers Guerra infinita (2018) e o EndGame (2019) com duas partes da mesma história, sendo a primeira contando sobre a ascensão vilão e a segunda parte com os heróis derrotando o inimigo de maneira épica. E isso não é algo ruim, já que a execução foi muito boa e não uma cópia descarada dos filmes dos Vingadores. E todos os 7 episódios, antes do clímax dos eps. 8 e 9, contaram histórias que serviram de prelúdio para o grande momento em que revelariam que os multiversos são conectados. 

Com animações bonitas e fluidas, principalmente nos combates, What if…? começou muito bem com a Agente Carter, num episódio cheio de ação de com muitos momentos “e se?”. E ao passar dos episódios, as abordagens dos episódios foram ficando diferentes, se no primeiro ep. a ação foi a grande estrela, nos outros episódios a emoção, raiva e humor foram ganhando espaço na tela. 

Alguns aspectos técnicos fizeram de What if…? uma boa animação, como as artes, as iluminações e direções de câmeras, que são creditadas ao diretor Bryan Andrews. Os episódios 4 e 7 são sinônimos de boa direção, o 4 destacando a carga emocional do luto e o 7° ep. com um humor juvenil e despretensioso. Fora a boa direção e as qualidades técnicas, a série conta com grandes roteiros (e alguns nem tanto), como no primeiro episódio, onde o futuro de Steve, dentro daquele universo, é uma das melhores coisas da série.

E sem dúvidas o erro de What if…? foi lançar episódios semanais, já que alguns eps. são fracos, com o episódio dos zumbis e até mesmo o ep. 4, com o Dr. Estranho (mesmo com um ótimo roteiro e direção, esse episódio é enfadonho, com aquela sensação de “encher linguiça” em vários momentos). E se What if…? fosse lançado de uma vez, assistir a série se tornaria mais agradável, já que a expectativa ou espera para o próximo episódio estava mais para a obrigação de assistir do que o desejo de assistir.

Os eps. 8 e 9 são os únicos que devem ser assistidos na ordem, já os outros podem ser assistidos em qualquer ordem, então, abaixo, está uma lista de ordem sugerida para assistir What if…?:

7° episódio: E Se… Thor Fosse Filho Único?

É um ep. cômico, despreocupado com qualquer coisa. Vai tirar boas risadas e serve para os caçadores de easter eggs perderem um tempo com tanta referência.

1° episódio: E Se… A Capitã Carter fosse a primeira Vingadora?

Esse ep. é uma ótima abertura para a série, é despretensioso e mostra para quê a série veio. Aqui o ritmo fica mais intenso e sério.

3° episódio: E Se… T’Challa se tornasse o Senhor das Estrelas?

Mostrando uma possibilidade um pouco estranha, mas interessante, esse ep. é divertido e emocionante, já que nele temos uma das últimas participações de Chadwick Boseman. E sem falar nas muitas referências para os aficcionados.

 6° Episódio: E Se… Killmonger tivesse resgatado Tony Stark?

Contrastando com a recomendação anterior, o ep. 6 é sobre Killmonger, mostrando uma alternativa não só para o vilão, mas para todos os Vingadores (principalmente Stark) e Wakanda.

3°episódio: E Se… O Mundo Perdesse Seus Heróis Mais Poderosos?

Esse episódio é o menos pé no chão, mas tem um bom desenvolvimento (e um final descartável). 

5° episódio: E Se… Zumbis!?

O episódio mais sem graça de todos, não é de terror, comédia ou ação, mesmo mirando em todos esses gêneros, mas “conversa” com a recomendação anterior.

4° episódio: E Se… O Doutor Estranho perdesse seu amor e não o controle das mãos?

É um dos episódios mais tensos, carregado de uma carga emocional, mas com uma execução enfadonha. Entretanto, é fundamental para o final da série.

8° e 9° episódios: E Se… Ultron Tivesse Vencido? e E Se… O Vigia Quebrasse Seu Juramento?

É uma história em dois eps, que junta todos os outros episódios. Assisti-lo depois do ep. do Dr. Estranho, criará uma sequência lógica nos eventos da série, o que vai melhorar – e muito – a experiência do espectador.

What if…? está disponível no Disney+ e é canônica dentro do MCU, isso significa que em algum momento o multiverso será fundamental e irreversível dentro do universo Marvel.

Sobre Dan Claudino

Professor de História, aspirante a podcaster e escritor. Viciado em cultura cyberpunk e jogos de ação.

Você pode Gostar de:

Crítica | “Bebê Rena” revela a profundidade da obsessão humana

“Bebê Rena” é uma minissérie britânica que se destaca por seu humor ácido e um …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *