O co-escritor de Doutor Estranho de 2016, C. Robert Cargill expôs a razão pela qual Scott Derrickson e Marvel se separaram em Doutor Estranho 2.
Cargill discutiu com Derrickson, que dirigiu o primeiro Doutor Estranho, se afastou de Doutor Estranho 2 (via, IGN) enquanto falava sobre seu novo livro Day Zero. Ele confirmou que havia “diferenças criativas” entre Derrickson e a Marvel, com o cineasta querendo fazer uma versão do filme e o estúdio querendo outra.
Cargill continuou: “Então ele sentou-se lá e disse: ‘Puta merda, tenho um ótimo roteiro que escrevi com a Cargill e estou muito orgulhoso’. Na verdade, íamos sair com outros diretores para o The Black Phone. “
Em relação a The Black Phone, Derrickson perguntou se Cargill estava disposto a esperar até que ele terminasse com Doutor Estranho 2 para dirigir uma adaptação. Durante esse tempo, Derrickson e Marvel não conseguiram chegar a um acordo e Derrickson deixou a produção.
“Tudo se resumia a Scott”, disse Cargill, “e Scott disse, ‘Bem, eu posso fazer este filme que estou comprometendo o que eu queria fazer, ou poderia fazer The Black Phone,’ e ele diz, ‘ Sabe, quero fazer um filme com a Cargill. Vou fazer The Black Phone. ‘Como ele disse publicamente, foi uma escolha difícil deixar Strange para trás “,
Em 2020, Derrickson oficialmente se afastou de Doutor Estranho 2, e não muito depois que Sam Rami foi confirmado para estar envolvido com a produção.