Página Inicial / Notícias / Falcão e Soldado Invernal: análise ep. 6- final

Falcão e Soldado Invernal: análise ep. 6- final

Este texto contém leves spoilers.

Falcão e Soldado Invernal/ divulgação

Finalmente colocamos um ponto final (por enquanto) nas aventuras da dupla mais carismática da Marvel. Falcão e Soldado Invernal chegou ao seu último episódio da temporada trazendo um pouco de tudo, ação, drama, suspense, alívios cômicos e esperança, sem falar em ansiedade para a próxima temporada, ainda não definida.

O episódio começa onde o último acaba, Falcão chega arrebentando (literalmente e figurativamente) com seu novo traje, um presente dos wakandanos. Logo no início, Sam, já se apresenta como o Capitão América, e esse título vai ser reforçado, pelo menos, umas três vezes durante o episódio. 

Falcão e Soldado Invernal/ reprodução

Se o último ep. foi uma bela construção de relações humanas, deixando a ação um pouco de lado, o episódio final compensa, com quase metade do tempo só de ação. E mesmo assim o sentimento de que faltou uma bela trocação de socos impera no espectador, é tudo muito rápido, quando menos se espera John Walker está ajudando Bucky a deter os Apátridas e tudo acaba. Mesmo a sensação de que faltou algo estando presente, o episódio mantém a qualidade alta, com cenas aéreas de perseguição e brigas com coreografias elaboradas, que fogem do simples soco e chute. Em uma das cenas, Sam derruba um piloto do helicóptero de forma tão magnífica que faz valer toda a calmaria do episódio 5, para quem quer ver ação.

E todo o episódio é pautado em mostrar quem é o novo Capitão América, quando Walker – vestido de Capitão e com seu escudo caseiro – chega, ele é espancado, quando Sam chega ele vence os Apátridas com dois ou três golpes; quando Walker tenta salvar um grupo de pessoas, ele não consegue e a cena finaliza com o escudo dele todo destruído, mostrando a derrota; quando Sam vai salvar esse mesmo grupo de pessoas, a primeira coisa que aparece é o escudo, brilhando e intacto, mostrando o poder do personagem.

E novamente temos discursos sobre a questão racial e o peso de ser o símbolo dos Estados Unidos sendo uma pessoa negra, e Sam discursa por alguns minutos um discurso que serva para a vida real, para os governantes do mundo real – funcionando quase como uma quebra da 4° parede.

E no ato final, temos vários ganchos para uma continuação (que não serão ditas neste texto), mas algumas dúvidas sobraram: agora que o Sam é o Capitão América, a próxima temporada será Capitão América e Soldado Invernal? Sam aparecerá nos filmes como o novo Capitão? Torres será o novo Falcão? 

Mesmo o final de temporada sendo cheio de ganchos para a sequência, a série terminou bem, cumpriu tudo que prometeu e não deixou a desejar, nos resta acompanhar as novas séries da Marvel que virão por aí e como elas afetarão o UCM. Falcão e Soldado Invernal está no catálogo do Disney+.

Sobre Dan Claudino

Professor de História, aspirante a podcaster e escritor. Viciado em cultura cyberpunk e jogos de ação.

Você pode Gostar de:

Nova trilogia de Star Wars anunciada com Simon Kinberg como roteirista

Lucasfilm anunciou uma nova trilogia de Star Wars, desta vez com Simon Kinberg como roteirista. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *