A Microsoft divulgou alguns dos jogos que estarão disponível gratuitamente para os assinantes do serviço Game Pass em setembro.
O principal, com certeza, é Final Fantasy XIII, JRPG que conta a jornada de Lightning para salvar sua irmã, considerada uma inimiga do mundo flutuante de Coccoon, onde vivem. O jogo marcou época quando foi lançado, em 2009, e retornou numa versão mobile em 2015. Final Fantasy XIII entra no Game Pass nesta quinta, dia 2.
Também no dia 2, chegam o card game Signs of Sojourner, o simulador de Craftopia, no estilo de Animal Crossing e também o simulador hospitalar Surgeon Simulation 2, com acesso a todas as áreas do jogo e frases criadas pela comunidade.
No dia 7, chega Clown Trick, um roguelike de exploração de masmorras. A graça aqui é uma dinâmica em que inimigos e armadilhas só se movem quando a protagonista, Ella, também se move. Sai para PC e consoles.
No dia 9, saem Breathedge, jogo de sobrevivência retrofuturista, lançado no início deste ano, e Nuclear Throne, outro roguelike, dessa vez ambientado num mundo pós-apocalíptico.
Também nesse dia será lançado The Artful Escape, incluído no novo posicionamento do Game Pass que permite acesso ao jogo desde o day 1. Há muita curiosidade em torno deste game de plataforma da Annapurna, ambientado no universo da música folk e com dublagens de astros como Lena Headey (Game of Thrones) e Jason Schwartzman (de diversos filmes de Wes Anderson). O cineasta indie, aliás, é uma das inspirações visuais para The Artful Escape.
Todos os jogos estarão disponíveis para PC e consoles. Craftopia, Sojourner e Breathedge também saem para Cloud Gaming, mas esse serviço ainda não existe no Brasil.