
Na coluna desta semana de Geek, compensa? vamos falar de Civilization VI, jogo para computador desenvolvido pela Firaxis Games e pela 2K Games. O jogo é parte da franquia Civilization, mas pode ser jogado independente dos outros jogos. Resumidamente, a resposta é sim, vale a pena comprar Civilization VI.
Separamos 3 argumentos para convencer você: jogabilidade, duração e história. Primeiro é importante pontuar que o jogo é um simulador jogado em turnos, você simula uma civilização e cumpre alguns objetivos (que normalmente estão ligados às mecânicas do jogo).
Jogabililidade
O jogo é em turnos, você controla a administração, economia e unidades (“pessoas”) da sua civilização, colonizando lugares e enfrentando opositores (que podem ser outras civilizações ou bárbaros). 100¢ do jogo é point e click, ou seja, todas suas ações são feitas clicando com o mouse e dando ordens (com os cliques). O jogo tem muita mecânica diferente, cada DLC acrescenta algo novo, como mudanças climáticas ou religiões, por isso é difícil limitar a explicação da mecânica do jogo, mas contando só com o jogo base, o jogador pode criar unidades de combate, atacar outras civilizações, colonizar novos lugares, construir grandes maravilhas do mundo (como as pirâmides do Egito ou o Cristo Redentor), mas pode ser um pacifista e ganhar o jogo sem atacar ninguém, apenas se defendendo e desenvolvendo a diplomacia, ou a ciência.
Duração
Muita gente compra jogos que possam durar bastante tempo, com um fator de replay muito grande, ainda mais com os altos preços de games no Brasil. Civilization Vi é um jogo que compensa, se for pensar em duração. Uma partida pode levar dias ou meses. Existe um caso de um jogador de Civ 2 que jogou a mesma partida por 20 anos – e olha que o Civ 2 quase não tem mecânica. Acredito que isso basta para convencer os futuros jogadores de Civ, se a questão que o impede de jogar é a duração.
História
Civilization é um sand box, ou seja você constrói sua história, mas é repleto de momentos, pessoas, obras humanas e outros itens que remetem ao mundo real. Então você pode fazer o que bem entender e criar sua própria história, ou pode tentar repetir a história da humanidade. E há algumas campanhas que remetem momentos da história, onde você vive um grande líder, que servem como tutoriais ou desafios, para quem se entediar com o sand box.
Civilization VI requer um computador razoável, um I3 já basta para o jogo rodar, mas qualquer configuração acima disso já é mais que suficiente. Os preços variam na casa dos R$ 130,00 e podem chegar aos R$600,00, se comprado com as DLCs.