A gravação de Avatar: O Caminho da Água aconteceu ao mesmo tempo que o terceiro e o quarto filme. Em uma entrevista para o EW, James Cameron explica que um dos motivos para as gravações simultâneas foi para evitar o que ele chamou de “efeito Stranger Things”, relacionando com o crescimento dos atores até a produção se encerrar.
“Eu amo Stranger Things”, comentou Cameron. “Mas você consegue o efeito Stranger Things onde eles deveriam estar ainda no ensino médio [mas] eles parecem ter 27 anos. “Você sabe, eu amo o show. Tudo bem, vamos suspender a descrença. Nós gostamos dos personagens, mas, você sabe.”
Um dos exemplos é a atriz Trinity Jo-Li Bliss, que tinha 7 anos quando foi escalada como Tuk na sequência e que agora tem 13 anos, enquanto Jack Champion, que interpreta Spider, começou com 12 anos e atualmente tem 18 anos. Foi por conta desse rápido crescimento que Cameron decidiu gravar tudo de uma só vez.
Mesmo que o plano de Cameron seja um total de quatro sequências de Avatar, o lançamento depende direto da boa performance de Avatar: O Caminho da Água nas bilheterias mundiais.
Se tudo ocorrer como o planejado, o terceiro longa chega para o público em dezembro de 2024, Avatar 4 chega em 2026, enquanto Avatar 5, em 2028.