O sucesso de Avatar: O Caminho da Água é indiscutível, e com ele também vêm os antigos questionamentos, que nunca tiveram a oportunidade de serem respondidos, como por exemplo: Avatar é uma franuia de super-heóis?
O primeiro longa da franquia, lançado em 2009, chegou apenas um ano depois do lançamento de Homem de Ferro, que inaugurou o Universo Cinematográfico da Marvel. Devido a essa proximidade nos lançamentos, muitos se questionaram na época se Avatar poderia ser classificado como um filme de super-heró.
Em uma entrevista ao B TV, James Cameron revelou que Avatar é uma franquia mais consistente por apresentar apenas uma história central e apostar em apenas um vilão. Os filmes de herói tem como característica diversas narrativas que se interligam pelos filmes e personagens diferentes. Por isso, para Cameron, Avatar pode ter um direcionamento mais didático e claro.
Sobre isso o diretor disse: “Não é como uma história de super-herói, na qual há um novo vilão em todo filme. É o mesmo cara, certo? É o mesmo adversário ao longo de toda a trama. Mas como ele se desenvolve também é muito interessante ao passo em que trazemos adversários adicionais ao longo da história. Adversários adicionais e aliados adicionais”.
Cameron sempre deixou claro que não gosta de produções de super-heróis, tendo feito críticas pontuais ao longo de sua carreira. Recentemente ele chegou a declarar que Avatar 2 tem uma representação feminina muito mais empoderadora que heroínas da Marvel ou DC.