Jim Carrey condenou as ações de Will Smith no Oscar de 2022 depois que o ator, que ganhou um prêmio por sua atuação em King Richards, deu um tapa no comediante Chris Rock por fazer comentários sobre sua esposa Jada Pinkett Smith.
“Fiquei enojado com a ovação de pé [depois de sua vitória]”, disse Carrey em entrevista à CBS (via IndieWire). “Hollywood é apenas covarde em massa e realmente parecia que isso é uma indicação muito clara de que não somos mais o clube legal”.
Rock, que estava se apresentando no Oscar, fez uma piada sobre o cabelo de Pinkett Smith. Ela tem alopecia, uma condição de perda de cabelo, e Smith respondeu gritando: “Mantenha o nome da minha esposa fora da sua boca”.
“Eu teria anunciado esta manhã que estava processando Will em US$ 200 milhões porque esse vídeo ficaria lá para sempre, seria onipresente”, continuou Carrey. “Esse insulto vai durar muito tempo. Se você quiser gritar da platéia e mostrar desaprovação ou dizer algo no Twitter [tudo bem]. Mas você não tem o direito de subir no palco e bater na cara de alguém. porque eles disseram palavras.”
“[O tapa] veio do nada porque o Will, tem algo acontecendo dentro dele, que está frustrado. Desejo-lhe o melhor. Não tenho nada contra Will Smith. Ele fez grandes coisas, mas não foi um bom momento. sobre o momento brilhante de todos na noite passada… Foi um momento egoísta.”
Will Smith já pediu desculpas pelo incidente. “Gostaria de me desculpar publicamente com você, Chris”, diz um comunicado postado na conta de mídia social de Smith. “Eu estava fora de linha e estava errado. Estou envergonhado e minhas ações não indicavam o homem que eu quero ser. Não há lugar para violência em um mundo de amor e bondade.”
No post, Smith chama a violência, em todas as suas formas, de “venenosa e destrutiva”, e descreve seu comportamento no Oscar como “inaceitável e imperdoável”.
O próximo filme de Jim Carrey é Sonic 2, onde vai interpretar o Dr. Ivo “Eggman” Robotnik. A sequência do filme será lançada em 8 de abril.