As crianças dos anos 90 cresceram vendo muito desenho animado, principalmente por causa dos canais abertos que tinham programações específicas para isso. Hoje, o acesso e a transmissão de desenhos na TV aberta é limitada, mas as plataformas de streaming buscam suprir esse vácuo. Pensando em você, jovem adulto, e caro leitor, listamos 5 desenhos feitos para os jovens adultos e que estão disponíveis na Netflix.
Bojack Horseman
Talvez o mais famoso dessa lista. Nessa animação com 6 temporadas, acompanhamos o cavalo antropomórfico Bojack Horseman, que é um ator depressivo, alcóolico e com sérios problemas de relacionamento. Em diversos momentos somos presos por dilemas pessoais, não só do Bojack, que estão presentes e nossas vidas, como Todd, que está sempre buscando saber qual o propósito dele nesse mundo através de experiências profissionais diferentes e aleatórias.
F is for Family
Esse é para todo órfão de King of the Hill. Frank Murphy trabalha em um aeroporto, mas essa é sua menor preocupação, os anos 70, sua família e seus vizinhos ocupam sua cabeça com os mais diversos problemas. As 4 temporadas lançadas até agora dividem o tempo entre comédia e drama, com alguns momentos que nos fazem pensar sobre como seremos daqui há alguns anos. F is for Family é uma série com problemas adultos e roupagem jovem, perfeito para quem quer relaxar, mas sem cair em uma espiral de alienação.
Quase Lá/ Sem maturidade para isso
Close Enough é uma animação adulta do mesmo criador de Apenas um show. E se você conhece Apenas um show, já sabe o que esperar: muito evento que mistura realidade com o absurdo das animações. Josh e Emily vivem as mais doidas releituras dos problemas adultos, como a falta de grana, de tempo e as mudanças da juventude descompromissada com a vida adulta regrada e controlada. É impossível não se ver nos problemas de Quase lá. Com 2 temporadas, a série conta com episódios duplos, sendo a segunda temporada mais voltada aos personagens secundários, que são tão bons quanto os protagonistas.
The Midnight Gospel
Quase lá é do mesmo criado de Apenas um show, sucesso da Cartoon Network e The Midnight Gospel é de um criador, também da Cartoon, do criador de Hora de Aventura, outro sucesso da Cartoon. Nessa série antológica acompanhamos o criador de podcast Clancy que viaja entre mundos diferentes e entrevistas pessoas diferentes. Os episódios são podcasts reais transformados em episódios, contando com os mais diversos questionamentos filosóficos. Altamente recomendado para fãs de existencialismo e pessoas que buscam minutos de reflexão com uma boa animação.
Love, Death e Robots
Da lista, essa é a mais diferente. Com vários estilos de animação que vão desde o 2d ao 3d realista, essa série de antologias é uma animação com pouca preocupação em causar a reflexão no espectador, mas com uma dedicação tremenda em criar narrativas curtas e impressionantes. Por serem episódios desconexos entre si, o espectador é livre para assistir o que lhe chamar mais a atenção (recomendo o episódio do Gigante da 2° temporada). Recomendado para os fãs de sci-fi que têm pouco tempo para apreciar séries longas.
Essa lista deixou de fora animes e desenhos com besteirol, mas vamos listar mais algumas recomendações aqui:
- Hoops – besteirol
- Rick and Morty – sci-fi
- Big Mouth – besteirol
- (Des)encanto – medieval/besteirol
- Castlevania – ação/anime
- Dorohedoro – ação/anime
- Back Street Girls – Gokudolls – comédia/ anime
- Final Space – Sci-fi/besteirol
- Tuca e Bertie – relacionamentos (dos criadores de Bojack)
- Trailer park boys – besteirol
- The Liberator – documental/guerra
- Superdrags – brasileiro/besteirol
- Se algo acontecer… te amo – drama
E esses são alguns desenhos que abraçam o público adulto, todos disponíveis na Netflix, se você clicar nesse link aqui será direcionado para a seção já com esses animações.