Com a estreia de Doutor Estranho 2: No Multiverso da Loucura nesta semana, para aumentar ainda mais o hype, trouxemos algumas curiosidades sobre uma das protagonistas que muitos fãs anseiam por ver no longa, Wanda Maximoff. A presença da personagem já é desejada há um bom tempo, principalmente após os eventos de WandaVision, série da Disney Plus que fez aumentar consideravelmente a quantidade de fãs da Wanda.
Aqui nesta lista vão estar algumas curiosidades interessantes sobre a personagem, tanto nos quadrinhos, como no UCM. Esses eventos fizeram dela quem ela é, e ajudaram a demonstrar um pouco de seu enorme poder. A personagem apareceu pela primeira vez no UCM em Vingadores: A Era de Ultron, de 2015, junto de seu irmão Pietro, o Mercúrio.
Agora chega de chover no molhado, vamos ao que interessa, bora pra lista!
1. Ela é uma bruxa legítima
Muitos fãs afirmaram ao longo dos anos que ela não era realmente uma bruxa. Wanda era mais conhecida como uma mutante cujas mutações genéticas permitem que ela use poderes metafísicos semelhantes ao de uma bruxa. Mas não é bem assim, esta não foi a única razão para o desenvolvimento da magia de Wanda. Ela foi formada com poderes mágicos quando bebê nas montanhas de Wundagore, e recebeu treinamento mágico real da bruxa Agatha Harkness. Com isso, ela é sim, uma bruxa.
2. Uma vaca ajudou sua mãe a dar à luz
Você leu certo mesmo, afinal é do mundo dos quadrinhos que estamos falando. Bova Ayrshire era uma vaca evoluída criada pelo cientista High Evolutionary como um de seus Novos Homens (animais que receberam uma inteligência humanóide). Ela foi criada para servir como babá e cuidadora de outros Novos Homens. Magda Lehnsherr chegou à cidadela do Evolucionário grávida, fugindo de seu marido. Bova acabou sendo sua parteira quando entrou em trabalho de parto, ajudando a trazer Wanda e Pietro ao mundo.
3. Mudanças em sua história no UCM
Quando a Feiticera Escarlate e Mercúrio tiveram sua aparição anunciada em A Era de Ultron, muitos fãs ficaram coçando a cabeça. No mundo do cinema, a Disney detinha os direitos de Os Vingadores e a 20th Century Fox detinha os direitos dos X-Men. Com a Feiticeira Escarlate sendo uma mutante nos quadrinhos, os fãs pensaram que os mutantes apareceriam no UCM, finalmente. Mas infelizmente este não foi o momento. Em vez de serem mutantes, Wanda e Pietro receberam seus poderes através da experimentação com a Joia da Mente, uma das Joias do Infinito, mudando completamente sua história de origem.
Agora que a Disney é dona da Fox, os direitos dos X-Men estão nas mãos da Disney, deixando todo mundo no mesmo teto. A série da Disney +, WandaVision, já havia começado a recontar sua história, explicando que ela sempre esteve ligada com a magia. A Joia da Mente apenas aumentou seus poderes.
4. Ela foi casada com o Doutor Destino
Durante os eventos de Avengers: The Children’s Crusade #1-9, o filho de Wanda, Wiccan, e os Jovens Vingadores foram procurar sua mãe e a encontraram com ninguém menos que Doutor Destino, casada e feliz, morando em seu castelo na Latvéria. Wanda parecia ter perdido a memória. Ao longo da história, apesar de Destino ser um dos grandes males da Marvel, ele parecia amar muito ela.
5. Criou uma realidade alternativa
Os níveis de poder de Wanda ao longo de sua história nos quadrinhos foram, ocasionalmente, divinos. Ela era facilmente um dos seres mais poderosos do Universo Marvel, o que lhe permite criar uma realidade totalmente nova se assim desejar.
Após a perda dos gêmeos que ela magicamente trouxe à existência, Wanda sofreu um grave colapso mental. Ela usou seu poder para criar uma realidade completamente alternativa para tentar recriá-los e mantê-los seguros. A história de House of M foi uma das mais famosas da Marvel.
6. Palavras destrutivas
A Feiticeira Escarlate estava realmente no auge de seu poder durante os eventos da história de House of M. Após a morte de seu irmão nas mãos de seu pai, Magneto, Wanda o trouxe de volta à vida, começou a gritar com Magneto, dizendo: “Somos loucos, Mutantes … Você escolheu isso sobre nós e nos arruinou … Papai !”. Foi então que ela pronunciou três palavras: “Chega de mutantes”, e tudo ficou branco.
Essas três palavras teriam um efeito drástico. Após o flash ofuscante, o mundo aparentemente voltou ao normal. No entanto, suas palavras ressoaram e fizeram com que milhões de mutantes perdessem seus poderes, incluindo Magneto e Charles Xavier. Isso destaca o quão poderosa Wanda poderia realmente ser.
7. Matou alguns dos Vingadores, por acidente!
Por este fato, voltamos novamente ao enredo de House of M. Nós a cobrimos criando uma nova realidade e diminuindo a população mutante em cerca de 90%, mas outro candidato à “pior coisa que Wanda fez” foi quando ela matou alguns dos Vingadores. Os poderes de Wanda continuaram a crescer exponencialmente e ela começou a perder o controle de suas habilidades de distorção da realidade, levando-a a matar involuntariamente alguns heróis, incluindo Visão, Gavião Arqueiro e Homem-Formiga.
Bônus: Quem é o pai?
E por fim, temos a questão da paternidade de Wanda. Como houve algumas mudanças em sua história de origem, era um fato muito conhecido que tanto ela quanto Pietro eram filhos do mutante Magneto. No entanto, isso mudou.
Também acredita-se que eles sejam filhos do super-herói da Era de Ouro, The Whizzer. Ele era um herói com super velocidade, assim como Mercúrio. Mais tarde, Marya e Django Maximoff seriam os pais dos gêmeos. Outras histórias dizem que os Maximoffs adotaram os gêmeos quando ainda eram muito jovens. Devido a essas diversas versões nos quadrinhos, não dá para saber ao certo quem de fato são os seus pais.