Em nossas listas que exploram mais do trabalho de grandes diretores do cinema, teríamos de comentar da recente ganhadora do Oscar de Melhor Diretora, Jane Campion. Portanto, em seguida a sua vitória, parece ser o melhor momento para lançarmos nossa lista do pior ao melhor dos seus filmes.
Jane Campion é uma diretora de cinema neozelandesa. Campion é a segunda das cinco mulheres nomeada para o Oscar de Melhor Direção e a primeira cineasta feminina na história a receber a Palma de Ouro do Festival de Cinema de Cannes, a qual lhe foi concedida em reconhecimento ao seu trabalho no filme O Piano (1993), pelo qual também ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original. Neste ano, recebeu seu primeiro Oscar de Melhor Direção, pelo filme Ataque dos Cães e se tornou a primeira mulher nomeada duas vezes na categoria, um marco notável.
Agora vamos descobrir mais de seus filmes, e ranqueá-los de acordo com o agregador de notas IMDb, que traz o voto popular como métrica. Por isso, não fiquem nervosos com o resultado, ele apenas representa a opinião daqueles que costumam votar no IMDb e caso haja impates, o vencedor será definido com base no maior número de votantes.
Bora pra lista!
1. Em Carne Viva (2003) – 5,3 IMDb
Frannie Avery (Meg Ryan), uma professora de classe média de Nova York, é testemunha de um estupro, cujo bandido pode ter sido o mesmo que cometeu um assassinato na cidade. O detetive James Malloy (Mark Ruffalo) investiga o caso, e seu relacionamento com Frannie rapidamente passa de profissional para pessoal. Com o assassino solto pela cidade, a testemunha teme por sua vida e desconfia até mesmo de seu amante.
2. Fogo Sagrado (1999) – 5,8 IMDb
Em viagem à Índia, Ruth fica fascinada por um guru religioso. Seus pais, desesperados, contratam um especialista em recuperar pessoas que sofreram lavagem cerebral. Ele a leva para um lugar remoto para `programá-la’, mas isso não será tão fácil.
3. Retratos de uma Mulher (1996) – 6,2 IMDb
Isabel Archer não tem medo de desafiar as normas sociais. Seu primo bondoso, impressionado com seu espírito livre, decide colocá-la no testamento de seu pai, que está gravemente doente. Isabel fica rica, independente e se aventura através do mundo, tornando-se amiga de um cínico intelectual e namorando um entusiasta da arte. No entanto, os benefícios de sua riqueza são postos em questão, quando ela percebe o quanto seu dinheiro influencia seus relacionamentos.
4. O Brilho de uma Paixão (2009) – 6,9 IMDb
Londres, 1818. O jovem poeta John Keats é vizinho de Fanny Brawne, estudante de moda e dona de opiniões fortes. Seus mundos não poderiam ser mais distintos. Quando o irmão de John adoece, Fanny oferece seus cuidados. Encantado, John se aproxima da moça e se oferece para ensiná-la poesia. Os dois terminam se apaixonando. Quando a mãe de Fanny e o melhor amigo de John descobrem o caso, já é tarde demais para tentarem desaconselhá-los.
5. Ataque dos Cães (2021) – 6,9 IMDb
Um fazendeiro durão trava uma guerra de ameaças contra a nova esposa do irmão e seu filho adolescente, até que antigos segredos vêm à tona.
6. Um Anjo em Minha Mesa (1990) – 7,5 IMDb
Baseado na vida da autora Janet Frame, desde sua infância pobre e angustiante, quando foi diagnosticada erroneamente com esquizofrenia e tratada com eletrochoques, até seu sucesso mundial.
7. O Piano (1993) – 7,5 IMDb
A esposa de um colonizador ensina seu amante a tocar piano na Nova Zelândia colonial.